segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Comunistas se organizam em mais um município do Sudoeste



Mangueirinha amplia a atuação dos comunistas pelo interior do Paraná após a formação de Comissão Provisória do PCdoB na cidade


No último sábado (14) o coordenador regional do PCdoB no Sudoeste, Nereu Ceni, e o membro do Diretório Municipal de Pato Branco, Juarez Pilatti, acompanharam o início da formação do partido em Mangueirinha, município com cerca de 18 mil habitantes, situado há pouco mais de 60 quilômetros de Pato Branco.

Como tem sido em outros municípios onde foram criadas comissões provisórias do PCdoB na região, tem prevalecido a participação de lideranças jovens à frente das ações de organização política. Em Mangueirinha, o responsável pelo encontro e provável presidente da comissão, é o jovem empresário e estudante de administração, Diego Bortokoski. “Em um mês teremos mais de 50 filiados”, afirmou Diego, lembrando que entre os futuros membros da comissão estão estudantes, funcionários públicos, empresários e agricultores.

Durante a reunião, as lideranças locais afirmaram que escolheram o PCdoB depois de pesquisar brevemente sua história e serem informados que trata-se de um partido sério, que permite a participação ampla dos filiados, sem a figura arcaica do cacique político. "Queremos organizar um partido que ofereça a possibilidade de participação na política local, sem termos que nos vincular a um dos dois grupos políticos que a anos se alternam no poder ", afirmou Diego Bortokoski.

Segundo Ceni, tendo em vista a proximidade das eleições, ficou definido que a forma de medir a influência do partido, neste início de trabalho, terá como prioridade a campanha do candidato comunista Chico Brasileiro à Câmara Federal, que tem agenda confirmada na região para a próxima semana.

Também participou da reunião o presidente do PCdoB de Foz do Jordão, professor Paulo, tendo em vista que as duas cidades são próximas e tem grande intercambio pela faculdade de Manguerinha que atende à região dos lagos.

MANGUEIRINHA
A cidade conta com aproximadamente 18 mil habitantes e uns 12 mil eleitores, tem sua economia fundada na produção primária especialmente pelas férteis e planas terras e pela pecuária de leite. Manguerinha foi palco, no início dos anos 90, de um dos maiores assentamentos, fruto da luta pela terra, trabalho que teve grande participação no PCdoB na época, fato que dinamizou seu desenvolvimento e fez crescer sua micro economia, com reflexos diretos no comércio e na prestação de serviços locais.

Um comentário:

  1. ola nereu faustino ceni...

    conseguimos mais uma vitória;;

    abraço meu camarada..

    ResponderExcluir