segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Blog do Manfredini: Vem por aí a cantilena da “ameaça à democracia”

É sempre assim: derrotada, a direita se diz vítima de uma esquerda que, a seu ver oportunista, a esmaga e, assim, “ameaça a ordem democrática”

A oposição, ao longo dos últimos oito anos, assacou contra o Presidente Lula uma constelação de achincalhes e vitupérios. Houve até um senador amazonense que ameaçou bater fisicamente em Lula. É claro que os ataques sempre foram modulados pelas conveniências político-eleitorais da oposição, e tornaram-se mais difíceis nos últimos tempos, quando o prestígio popular alcançou patamares estratosféricos e insultá-lo passou a ser eleitoralmente desvantajoso. Mas que existiram, essas afrontas, existiram e, convenhamos, bem contundentes. A tudo o Presidente assistiu com espírito, digamos, paciencioso, com o bom humor de sempre e a profunda convicção democrática que o caracteriza.

Continue lendo...

sábado, 28 de agosto de 2010

Segundo Ibope, Dilma abre 24 pontos de vantagem sobre Serra

Após dez dias de exposição dos candidatos à Presidência no horário eleitoral, a candidata Dilma Rousseff, da coligação Para o Brasil Seguir Mudando, abriu 24 pontos de vantagem sobre o tucano José Serra. Se a eleição fosse hoje, ela venceria no primeiro turno, com 59% dos votos válidos.

Segundo pesquisa Ibope/O Estado de S. Paulo/TV Globo, Dilma chegou a 51% das intenções de voto, um crescimento de oito pontos porcentuais em relação ao levantamento anterior do mesmo instituto, feito às vésperas do início da propaganda eleitoral. Desde então, Serra passou de 32% para 27%. Marina Silva, do PV, oscilou de 8% para 7%. Somados, os adversários da petista têm 35 pontos, 16 a menos do que ela.

Continue lendo...

Devido censura Esmael Morais tira blog do ar

Neste sábado milhares de internautas ficaram perplexos ao entrar na página do blogueiro Esmael Morais e se depararem com um "Comunicado" informando a auto-retirada do endereço do ar, devido à uma ação impetratada pelo candidato ao governo do estado, o tucano Beto Richa.

Segundo Esmael, "em razão da decisão não indicar expressamente quais as inserções seriam ofensivas, e diante da ameaça de imposição de multa e retirada do site do ar, decidi, por cautela, suspender as inserções até que seja delimitado o alcance da decisão".

E continua "estou adotando as medidas judiciais para revisão da referida liminar, ingressando com os recursos cabíveis, de modo a continuar expressando a minha opinião".

Na página da rede social Twitter, os internautas demostraram durante todo dia a indignação e o repúdio a mais um ato contra a liberdade de expressão. Por enquanto, o blogueiro continua apenas com sua conta lá: @esmaelmorais

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Indo para o brejo?



Retirada do Vermelho e originalmente publicada na Gazeta do Povo

No reduto de Serra, Dilma tem vantagem de 1,5 milhão de votos

O “fator São Paulo” — principal trunfo do tucano José Serra para vencer as eleições presidenciais — caminha para a falência. Antes do início oficial da campanha, o PSDB tinha como estratégia nacional obter vantagem de 4 milhões a 6 milhões de votos no eleitorado paulista para compensar a vantagem da candidata Dilma Rousseff nas regiões Norte e Nordeste.

O resultado da pesquisa Datafolha, no entanto, indica um revés aos tucanos. Dilma manteve sua tendência de alta e ultrapassou Serra até mesmo em São Paulo — para surpresa (e desespero) do PSDB. A candidata da coligação Para o Brasil Seguir Mudando saiu de 34% na semana passada e está com 41% agora. Já o ex-governador caiu de 41% para 36%.

Leia mais no Vermelho...

No Paraná

Equipe jurídica de Osmar Dias denuncia que pesquisas supervalorizam a capital paranaense

O advogado Guilherme Gonçalves, um dos coordenadores jurídicos da campanha de Osmar Dias, do PDT, disse ao blog que as pesquisas do Datafolha e do Ibope sobrevalorizam demais a cidade de Curitiba.

Segundo ele, o Datafolha fez 400 entrevistas em Curitiba das 1200 no total da sondagem.

Gonçalves explica que a capital possui 17% do eleitorado paranaense, mas ganhou peso de 1/3 do eleitorado.

“É obvio que em Curitiba Beto Richa ainda está na frente”, discursa o advogado.

E por que o jurídico não impugnou as pesquisas divulgadas ontem à noite. Guilherme explica: “a representação já estava pronta, mas a coordenação da campanha optou pelo não questionamento”. Está esclarecido.

Fonte: Blog Esmael Morais

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Chico Brasileiro destaca a importância de eleger deputados comprometidos com o projeto de Dilma




Pato Branco – No sábado pela manhã, o candidato a deputado federal pelo PCdoB, Chico Brasileiro, esteve visitando o Diário do Sudoeste. Ex-vice-prefeito e secretário de Saúde de Foz do Iguaçu, o político se lança na corrida eleitoral em busca de uma vaga no Congresso Nacional, a fim de fortalecer a base parlamentar comprometida com projeto nacional da candidatura de Dilma Rousseff para a Presidência.

“Sou candidato a deputado federal comprometido em levar adiante um projeto de desenvolvimento nacional e aprofundar as reformas que o Brasil precisa, como tributária e política, e os investimentos maiores na educação, por exemplo, a aplicação de 50% dos recursos do pré-sal”, explicou o dentista Chico. Ele destacou que a sua preocupação é trabalhar com as questões macros da política brasileira.

Educação Infantil

Chico ressaltou a importância de se buscar a aprovação do projeto que repasse 50% dos recursos do pré-sal para a educação. Citou as necessidades da criação, não apenas de creches, mas também de centros de educação infantil com profissionais que possam colaborar com a formação de crianças. “A formação da personalidade de uma criança se dá até os 5 anos de vida. Então, a educação infantil é fundamental para a gente construir um novo Brasil”, apontou Chico.

O candidato a deputado federal indicou que houve uma transferência de responsabilidades aos municípios na área de saúde, mas não transferência de recursos adequados. “Não adianta chegar a ser a 5a economia do mundo se o Brasil continuar desigual. Não adianta chegar a 5a economia do mundo se o Brasil não faz com que a cidadania seja plena”, ponderou Chico.

Reforma política
“Quem faz política por ideologia, baseado em ideias e no pensamento de avanço da sociedade e não para representar grupos econômicos e empresas, fica prejudicado. Então, a sociedade tem de contribuir para avançar a reforma política no Congresso Nacional para haver o financiamento público de campanha e assim poder acabar com esta desigualdade”, comentou Chico. E realçou que desta forma a democracia se beneficiaria, pois o povo não fica mais refém de grandes esquemas econômicos montados para favorecer interesses de grupos e empresas.

Fonte: Matéria publicada originalmente na edição desta terça-feira do jornal Diário do Sudoeste

domingo, 22 de agosto de 2010

Agenda de Chico no Sudoeste mostra a força do voto consciente




Campanha pelo voto consciente cresce com o debate de idéias e unidade pela renovação do Congresso Nacional


A caminhada pela renovação do legislativo com a eleição de Chico Brasileiro para deputado federal percorreu ontem, 21, os municípios de Pato Branco, Mangueirinha e Foz do Jordão, onde várias lideranças reforçaram o compromisso com a candidatura de Brasileiro. Mais do que isso, os apoiadores são referências de honestidade, ética, e se unem à campanha porque a eleição de Chico Brasileiro representa o desafio de enfrentar o conservadorismo na Câmara de Deputados e contribuir com Dilma Roussef na continuidade do projeto de desenvolvimento do País.
Em Pato Branco, Chico Brasileiro conta com o expressivo apoio de Nereu Ceni, referência do PCdoB na cidade, que reuniu mais de 120 lideranças conscientes para a campanha de Brasileiro. Ceni que militou com Chico Brasileiro no movimento estudantil, declarou a admiração pelo candidato. “O que nos une não é a eleição, mas um projeto de lutas pelas transformações deste País há muito tempo. Militamos no movimento estudantil, lutamos pela redemocratização, e quis o destino que Chico viesse lá da Paraíba para lutar aqui conosco”, disse.

Em Mangueirinha, município próximo a Pato Branco, a juventude abraçou a campanha de Chico Brasileiro, com a confiança de que o candidato representará a luta pelo avanço das políticas públicas voltadas aos jovens. Brasileiro reforçou o compromisso de defender políticas públicas de esporte e cultura para a região, por entender que são ferramentas fundamentais para a formação do ser humano.

Em Foz do Jordão, Brasileiro foi muito bem recebido por referências de vários segmentos da cidade, que identificam no candidato a força da honestidade e da luta popular. Organizada pelo Presidente do PCdoB local, Paulo Bueno, a reunião consolidou o apoio a Chico Brasileiro. “Queremos que Chico Brasileiro seja nosso porta-voz no Congresso Nacional, porque conhecemos seu engajamento na luta pela educação, saúde, enfim, da luta para construir um Brasil para todos os brasileiros”, disse Bueno.

Renovação
“Nossos instrumentos contra os esquemas financeiros são nossas idéias, nossa união e nossa consciência”, disse Brasileiro ao citar o forte esquema de lobby das campanhas que elegem a maioria dos deputados para representar interesses privados. Segundo Brasileiro, o Brasil que começou a trilhar um caminho inverso desde 2002 com a eleição de Lula, precisa enfrentar o contraponto dos avanços: o conservadorismo no Congresso Nacional.
“Levamos 500 anos para começar a mudar o Brasil, porque até então as elites comandavam a favor de seus interesses, defendiam suas riquezas e deixavam milhares amargando a miséria, mas para avançar precisamos enfrentar o grande calcanhar de Aquiles da política brasileiro que é o Congresso Nacional”.

A preocupação vai ao encontro dos projetos estratégicos para o desenvolvimento do País que passam necessariamente pela aprovação no Congresso Nacional, como a reforma agrária, o novo marco-regulatório do petróleo, as lutas pelos avanços da classe trabalhadora, as reformas política e tributária. “Se continuarmos elegendo candidatos financiados por multinacionais, empresas de grande porte e petrolíferas não conseguiremos fazer com que a riqueza produzida pelo País seja destinada para os brasileiros”.
Além do financiamento privado, outra preocupação é o esquema das emendas no Congresso Nacional, que serve aos interesses de financiamento de campanha e benefício pessoal. Um dos exemplos de corrupção, que ganhou repercussão nacional na imprensa, é a utilização das emendas em esquema de compras de ambulâncias. “Os deputados retiram do orçamento da União recursos para compra de ambulâncias e recebem comissão das concessionárias, enquanto isso falta recursos para investimentos em atenção básica e aplicações necessárias para o povo brasileiro”, explicou.

Para Chico Brasileiro, para mudar, tem somente um segredo: a boa aplicação dos recursos públicos e o compromisso de fazer do País um lugar melhor para todos os brasileiros.

Fonte: Chico Brasileiro

Foz do Jordão na campanha para eleger Chico Brasileiro




Recebemos com muito carinho, no sabado dia 21, amigos e camaradas em nossa residência em Foz do Jordão para debatermos os temas de nosso municipio e firmamos compromissos com o candidatura a deputado federal CHICO BRASILEIRO, 6513. Uma conversa franca, onde o tema principal foi a politica feita com responsabilidade, Chico, apontou algumas soluções que seu governo já alcançou no municipio de Foz do Iguaçu, e que ele como Deputado Federal, irá lutar para fazer uma administração séria e consciente dos recursos públicos. Com propostas sérias e com o lema de uma politica feita com ideal, empolgou o publico presente com um discurso simples, objetivo e sobretudo com a marca de quem ja lutou pela saúde e continuará lutando em Brasilia, Falou também da importância de destinar recursos do pré sal para educação, para ser investido em contraturnos escolares facilitando o acesso de crianças carentes a uma educação de qualidade.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Tem início hoje o 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas

Uma roda de chorinho e samba, comandada pelo jornalista Luis Nassif, dará a largada para o maior evento na história da blogosfera brasileira. Às 20 horas desta sexta-feira (20/8), começa em São Paulo o 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas – um feito que tem tudo para fazer avançar a luta pela democratização da mídia no país.

Leia mais no Vermelho

Chico Brasileiro cumpre agenda com militantes no Sudoeste

Entre hoje e amanhã o candidato a deputado federal, Chico Brasileiro, cumpre agenda política com os comunistas do Sudoeste.

Já na manhã de hoje, Brasileiro seguem na companhia do candidato comunista a deputado estadual Clésio, de Francisco Beltrão. Eles visitam agora cedo a Usina de Salto Caxias, depois seguem para Dois Vizinhos e chegam a Beltrão no final da tarde. Já às 19 horas na AABB terá o lançamento da dobrada de Brasileiro e Clésio na cidade.

Sábado Chico Brasileiro estará em Pato Branco onde fará visitas e às 11 horas participa uma reunião na sede dos contadores. Às 13h30 sai para Mangueirinha, às 17 horas estará em Foz do Jordão e de lá segue para Laranjeiras do Sul.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Chico mostra propostas em vídeos pela internet

Além da campanha que já ganha as ruas, Chico Brasileiro também tem na rede mundial de computadores, uma importante ferramenta para divulgar suas ações e propostas.

Acessando Multimídia no site, o internauta poderá conferir de perto uma série de vídeos de Brasileiro abordando temas como: promover a discussão para correta distribuição e uso do petróleo nacional através do Pré-sal, fomentar a criação de universidades e o acesso ao ensino superior, estímulo através de recursos para ampliação e instalações de novas estruturas físicas, buscar melhor distribuição entre os estados de investimentos, assim como buscar em cada município do Paraná suas necessidades, incentivo para que emendas parlamentares não sejam inteiramente concentradas para que não haja desiquilíbrio nos investimentos entre os estados.

Continue lendo...

Cultura brasileira

Na noite de ontem, o SESC Pato Branco proporcionou mais uma edição do projeto Autores e Ideias. Estiveram num bate-papo dois poetas de distintas regiões desse brasil: Fabricio Carpinejar, gaúcho, e Marcelino Freire, pernambucano. Dois excelentes escritores que passaram um pouco aos presentes sobre suas experiências narrativas, principalmente na era digital.
Quem assistiu pode conferir a performance de Marcelino Freire, que se destacou, declamando o poema "Trabalhadores do Brasil". Pra quem não viu, deixamos o vídeo abaixo e a instiga de visitarem o blog dos dois escritores.

Marcelino Freire

Fabricio Carpinejar

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Em primeiro debate na internet Serra sobe o tom e Dilma se mostra tranquila

Na internet candidatos são mais críticos e provocadores do que no debate na TV

O debate promovido pela Folha de S. Paulo e UOL, que aconteceu na manhã desta quarta-feira 18 foi intenso e com questões bastante incisivas por parte de todos os candidatos. A discussão foi aberta com uma pergunta sobre reforma política feita por Marina Silva a Dilma Rousseff. O tema foi abordado ainda no terceiro bloco do debate, mas a discussão fria sobre reformas foi quebrada pela postura mais incisiva de José Serra. O candidato tucano levantou assuntos como o mensalão e a herança dos governos Itamar Franco e FHC, chegando a qualificar Dilma como “ingrata”. A candidata petista foi mais clara e segura do que no primeiro debate, promovido pela TV Bandeirantes.

Marina Silva também bateu de frente com Serra, ao abordar a questão da educação em São Paulo e afirmar que “em 20 anos de PSDB em São Paulo, não há um exemplo de educação que possa ser transformado em política pública”.

Em outro ponto alto, Serra rebateu ataque de Dilma em referência ao DEM, partido do vice de Serra: a petista lembrou que a legenda entrou com um processo no Supremo Tribunal Federal para acabar com o ProUni. O tucano contra-atacou “o PT já aprontou em matéria de ‘quanto pior, melhor’ no Brasil não está escrito”.

Leia texto na íntegra Carta Capital

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Comunistas se organizam em mais um município do Sudoeste



Mangueirinha amplia a atuação dos comunistas pelo interior do Paraná após a formação de Comissão Provisória do PCdoB na cidade


No último sábado (14) o coordenador regional do PCdoB no Sudoeste, Nereu Ceni, e o membro do Diretório Municipal de Pato Branco, Juarez Pilatti, acompanharam o início da formação do partido em Mangueirinha, município com cerca de 18 mil habitantes, situado há pouco mais de 60 quilômetros de Pato Branco.

Como tem sido em outros municípios onde foram criadas comissões provisórias do PCdoB na região, tem prevalecido a participação de lideranças jovens à frente das ações de organização política. Em Mangueirinha, o responsável pelo encontro e provável presidente da comissão, é o jovem empresário e estudante de administração, Diego Bortokoski. “Em um mês teremos mais de 50 filiados”, afirmou Diego, lembrando que entre os futuros membros da comissão estão estudantes, funcionários públicos, empresários e agricultores.

Durante a reunião, as lideranças locais afirmaram que escolheram o PCdoB depois de pesquisar brevemente sua história e serem informados que trata-se de um partido sério, que permite a participação ampla dos filiados, sem a figura arcaica do cacique político. "Queremos organizar um partido que ofereça a possibilidade de participação na política local, sem termos que nos vincular a um dos dois grupos políticos que a anos se alternam no poder ", afirmou Diego Bortokoski.

Segundo Ceni, tendo em vista a proximidade das eleições, ficou definido que a forma de medir a influência do partido, neste início de trabalho, terá como prioridade a campanha do candidato comunista Chico Brasileiro à Câmara Federal, que tem agenda confirmada na região para a próxima semana.

Também participou da reunião o presidente do PCdoB de Foz do Jordão, professor Paulo, tendo em vista que as duas cidades são próximas e tem grande intercambio pela faculdade de Manguerinha que atende à região dos lagos.

MANGUEIRINHA
A cidade conta com aproximadamente 18 mil habitantes e uns 12 mil eleitores, tem sua economia fundada na produção primária especialmente pelas férteis e planas terras e pela pecuária de leite. Manguerinha foi palco, no início dos anos 90, de um dos maiores assentamentos, fruto da luta pela terra, trabalho que teve grande participação no PCdoB na época, fato que dinamizou seu desenvolvimento e fez crescer sua micro economia, com reflexos diretos no comércio e na prestação de serviços locais.

Osmar incorpora discurso da esquerda

Em expressivo ato político em Pato Branco na rápida passagem, entre Fco. Beltrão e Guarapuava e num horário de difícil mobilização popular, ao meio dia deste sábado, sem a oferta de almoço, comemoro o encontro com um Osmar Dias diferente.

Entre os cumprimentos de prefeitos, vereadores e lideranças que, ora estão coligados em apoio à candidatos comuns, ora são inimigos ferrenhos nos seus municípios, passei a tomar atenção aos discursos que se sucederam dos candidatos Requião, Gleisi, passando pelo governador Pessuti e concluido por Osmar Dias, todos, indistintamente, elogiaram com dados, números e programas as conquistas sociais e econômicas do Governo Lula e a prospecção da ampliação de seus efeitos, no futuro governo de Dilma.

Talvez, por estar acostumado às bandeiras da esquerda, que ajudamos a elaborar e construir, os discursos de Requião, Gleisi e Pessutti nos soam como conversa de amigos, boas de ouvir e de fácil assimilação, com linguagem popular e comparativos fortes e convincentes, quando comparados com a época de desmontes dos governos neo liberais de FHC e Lerner, que por aqui passaram.

Faltava o pronunciamento de Osmar, fiquei atento e ao mesmo tempo surpreso, pois ouvi um discurso contundente e progressista, que passou pela educação com a proposta de adotar o ensino em tempo integral nas escolas públicas, pelo compromisso em fortalecer as empresas estratégicas como a COPEL e a SANEPAR ou com os fortes investimentos na saúde pública, na infraestrutura, na logística, na preservação do meio ambiente e na agricultura familiar, enfim um discurso atual de fortalecimento do papel do estado como indutor do desenvolvimento sustentável e no combate das desigualdades sociais.

Penso que os benefícios sociais, construídos nos governos populares de LULA e o enterro dos pseudos traumas de um governo de esquerda, tão apregoados no passado estão naturalmente assimilados nas posições do candidato Osmar Dias. A comparação com a campanha passada, quando perdeu por muito pouco, às eleições governamentais é nítida.

A eclética composição partidária e principalmente o campo político em que se situa atualmente fez um Osmar diferente, que transita confortavelmente no meio de defensores históricos de bandeiras sociais avançadas, antes dissimuladas ou claramente combatidas.

Osmar Dias definitivamente incorporou o discurso de esquerda, se torna o condutor de amplas e diversas camadas sociais e se insere no conseqüente projeto desenvolvimentista brasileiro.

Com essa postura, que serão amplificadas no horário eleitoral gratuito que inicia na próxima semana, as próximas pesquisas indicarão o crescimento de sua campanha, tal qual o fazem com Dilma, Requião e Gleisi que historicamente defendem as bandeiras da esquerda, de forma combativa e conseqüente.

Nereu Faustino Ceni
É Arquiteto, Urbanista e dirigente estadual do PCdoB

Requião ao Sudoeste: em jogo, o futuro do Paraná e do Brasil



Em encontros com lideranças políticas e comunitárias e militantes de Francisco Beltrão e Pato Branco, o candidato ao Senado Roberto Requião foi enfático: nem o Paraná nem o Brasil podem regredir à época dos privatistas. Requião participou dos eventos acompanhado dos demais candidatos da coligação “A união faz um novo amanhã”, Gleisi Hoffmann (Senado) e Osmar Dias (Governo).

“O Sudoeste do Paraná tem a responsabilidade de não deixar o retrocesso, a indecência administrativa voltar a tomar conta do Estado”, chamou Requião. O peemedebista disse, em linhas gerais, que nesta eleição estão em disputa dois projetos de grupos políticos distintos.

“Do lado de lá”, apontou, “estão os privatistas, os predadores, essa gente que quer voltar. Do lado de cá, nossa aliança, que quer continuar com o fundo de aval para os agricultores, o Trator Solidário, a melhor educação pública do Brasil, as fantásticas políticas do Governo Lula”, resumiu.

Leia o texto na íntegra e veja mais fotos no site do candidato Roberto Requião

sábado, 14 de agosto de 2010

Logo mais tem Osmar, Gleisi e Requião no pavilhão do Bortot, em PB

Hoje, a partir das 11h30min, no Pavilhão do Bairro Bortot, a coligação política que reúne o PT, o PDT, o PMDB, o PCdo B e o PR, irá recepcionar o governador Pessuti, o candidato a sua sucessão Osmar Dias e os candidatos ao Senado Gleisi Hofmann e Roberto Requião.
O encontro abrangirá os 15 municipios da microrregião de Pato Branco, reunindo lideranças políticas, comunitárias e dos partidos que compõem a chapa majoritária.

A ocasião será um momento para todos conhecerem as propostas para o Paraná avançar e também para fortalecer a eleição de Dilma, num dos poucos estados da federação onde o candidato neo-liberal ainda se mantém a frente nas pesquisas eleitorais.

Portanto, todos estão convidados a participar deste evento de mobilização e aprofundamento das propostas mais avançadas para os brasileiros.

Quando? Sábado (14/08)
Onde? Pavilhão do Bortot
Horário? 11h30min

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Dez falsos motivos para não votar na Dilma

Jorge Furtado é gaúcho e um dos melhores cineastas brasileiros. Diretor de filmes como "O homem que copiava", "Meu tio matou um cara" e "Saneamento Básico - O filme", Furtado mantém um blog em que escreve sobre diversos assuntos, mostrando seu entendimento sobre os acontecimentos da atualidade de forma coesa e posicionada. Leia o texto que ele escreveu sobre a disputa presidencial deste ano:

Tenho alguns amigos que não pretendem votar na Dilma, um ou outro até diz que vai votar no Serra. Espero que sigam sendo meus amigos. Política, como ensina André Comte-Sponville, supõe conflitos: “A política nos reúne nos opondo: ela nos opõe sobre a melhor maneira de nos reunir”.

Leio diariamente o noticiário político e ainda não encontrei bons argumentos para votar no Serra, uma candidatura que cada vez mais assume seu caráter conservador. Serra representa o grupo político que governou o Brasil antes do Lula, com desempenho, sob qualquer critério, muito inferior ao do governo petista, a comparação chega a ser enfadonha, vai lá para o pé da página, quem quiser que leia. (1)

Ouvi alguns argumentos razoáveis para votar em Marina, como incluir a sustentabilidade na agenda do desenvolvimento. Marina foi ministra do Lula por sete anos e parece ser uma boa pessoa, uma batalhadora das causas ambientalistas. Tem, no entanto (na minha opinião) o inconveniente de fazer parte de uma igreja bastante rígida, o que me faz temer sobre a capacidade que teria um eventual governo comandado por ela de avançar em questões fundamentais como os direitos dos homossexuais, a descriminalização do aborto ou as pesquisas envolvendo as células tronco.

Ouço e leio alguns argumentos para não votar em Dilma, argumentos que me parecem inconsistentes, distorcidos, precários ou simplesmente falsos. Passo a analisar os dez mais freqüentes.


Continue lendo...

Presidente do PCdoB dissolve diretório de Cornélio Procópio

O presidente estadual do PCdoB, Milton Alves, informou ao blog que o diretório municipal de Cornélio Procópio, que apoia o tucano Beto Richa ao governo do estado, “será imediatamente dissolvido”.

“Todo tucano nas fileiras do PCdoB, enrustido ou não, será castigado”, prometeu o presidente da legenda vermelha.

Milton Alves disse que a direção do partido procopense já foi comunicada da destituição sumária.

Cornélio Procópio fica a 398 km de Curitiba, no Norte Pioneiro.

Fonte: Blog do Esmael

O escândalo Lula

Por Emir Sader

O que mais escandaliza hoje no Brasil é a esquizofrenia entre dois mundos que não se comunicam: o mundo dos 82% que apóiam o Lula e o dos 3% que o rejeitam. E o mundo dos que falam mal do governo Lula e os que não têm espaço público para expressar suas simpatias.

Leia o texto na íntegra >>

Hoje na Band: debate dos candidatos ao governo do estado

Hoje será transmitido pela TV Bandeirantes o primeiro debate entre os candidatos ao governo do Paraná. Veja como será:

O primeiro debate entre os candidatos ao governo do Estado desta eleição será transmitido pela Band Curitiba a partir das 22h e será composto por cinco blocos. No primeiro bloco, todos os candidatos terão espaço para responder a pergunta: “Por que o senhor quer ser governador do Paraná?”.

As respostas serão cronometradas e cada um dos sete candidatos terá dois minutos para as exposições iniciais. “Resolvemos convidar todos os candidatos por uma questão de democracia. Os eleitores merecem saber quem são os candidatos. Desta forma, fica mais fácil ele escolher entre todos o que mais lhe agrada”, afirmou o jornalista Fabrício Binder, mediador do debate.

Leia texto na íntegra aqui.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Contra o preconceito de classe: Bolsa Família melhora rendimento escolar, segundo pesquisa

Uma pesquisa encomendada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) mostra melhora no rendimento escolar e nas condições de saúde das crianças beneficiadas pelo Programa Bolsa Família. O levantamento ouviu famílias que recebem o benefício e aquelas que estão fora e apresentam perfil semelhante aos beneficiados. Segundo a ministra da pasta, Márcia Lopes, o Bolsa Família tem contribuído “para melhorar a vida” das pessoas que recebem o benefício.

Continue lendo...

Chico Brasileiro apóia campanha “Não vendo meu voto”

Lançada no início da semana, a campanha “Não vendo meu voto”, uma iniciativa da Associação de MagistradosBrasileiros em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral, tem como objetivo orientar eleitores sobre a importância da escolha de seu candidato.

O candidato Chico Brasileiro comentou sobre a campanha e confirmou a necessidade do cidadão conhecer de perto as propostas de seus candidatos.

Leia mais...

Música do dia



Sonho Com Serpentes

Há homens que lutam um dia
E sao bons.
Há outros que lutam um ano
E sao melhores
Há aqueles que lutam muitos anos
E são muito bons.
Porém há os que lutam toda a vida
Esses são os imprescindíveis

Bertolt brecht

Eu sonho com serpentes, com as serpentes do mar
Com certo mar, oh, de serpentes sonho eu
Grandes, transparentes e em suas barrigas carregam
O que pode acabar com o amor

Ah, eu a mato mas aparece uma maior
Oh, com mais voracidade em digerir

Não caibo em sua boca, logo ela se encarrega de me engolir.
Mas se engasga com meu trevo da sorte
Eu acho que ela está louca: lhe dou a mastigar
Uma pomba da paz e a enveneno com o que há de bom em mim.

Essa enfim me engole, e entro por seu esôfago,
Vou passando, vou pensando no que acontecerá
Mas ela se destrói quando chego ao seu estômago
E planto com um verso uma verdade

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O voto consciente em Chico Brasileiro

Abaixo um trecho do texto do camarada Luiz Manfredini sobre a candidatura de Chico Brasileiro a uma vaga na Câmara Federal. Veja:

O voto em Chico Brasileiro para Deputado Federal expressa gesto consciente de quem reconhece a importância estratégica da formação de uma numerosa, firme, atuante e, se possível, majoritária bancada progressista no parlamento nacional. Bancada que contenha a resistência conservadora ao avanço social e político e, ao mesmo tempo, poupe a futura Presidente Dilma Roussef das concessões – muitas delas importantes – a que se vê forçado um governo sem maioria parlamentar.

Chico Brasileiro integrará essa bancada federal progressista com a irrepreensível credencial de seus quase 30 anos de luta em defesa dos interesses do povo. Uma jornada que começou ainda em sua adolescência, junto com os bispos progressistas da Igreja Católica do Nordeste, e seguiu ao longo de extensa militância no único partido em que atuou, o PCdoB.

Continue lendo...

Agora foco de Dilma será o Paraná

Depois de ultrapassar José Serra na corrida eleitoral no estado do Rio Grande do sul, a candidata petista Dilma Rousseff direcionará seu foco para o Paraná. Leia o texto completo aqui.

Brasileiro fala sobre Pré-Sal e investimentos na educação




sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Sobre o primeiro debate televisivo


Fonte: vermelho.org.br


O primeiro debate entre os candidatos às eleições presidenciais de 2010, ocorrido na noite desta quinta-feira (5) na TV Bandeirantes, confirmou um prognóstico feito pelo presidente Lula: o de que a oposição perderia seu último trunfo ao apostar num desempenho ruim da candidata petista Dilma Rousseff. Ao contrário do que previam a oposição e setores da mídia, Dilma, apesar do nervosismo típico de estreante, foi bem, e, assim, ajudou a desmontar mais uma lenda criada pelos oposicionistas.

Continue lendo...

Felicidade

Pra começar bem o dia, reproduzimos uma postagem da deputada comunista Manuela D´Avila, publicado em seu blog Bola de Meia, Bola de Gude.

Há doze anos milito no PCdoB. há doze anos me organizei num partido por ter a certeza de que apenas lutando poderiamos mudar a vida da população para melhor.
Sempre me perguntam: porque lutas? Luto pela felicidade das pessoas, respondo. Felicidade? Isso é filosófico?!? Não, respondo. A felicidade subjetiva é sim matéria filosófica. A quem e como amamos, que férias queremos, que valores temos. Isso é felicidade subjetiva.
Mas existe uma felicidade que é objetiva. O acesso a saúde, a educação, a moradia digna, por exemplo. Será que é possível ser feliz com um filho doente? Não, não é. Mas é mais feliz aquele que tem condições de hospitalizar o filho, em relação ao pai que vê o seu morrer sem atendimento.
Dito isto, gostaria de compartilhar com vocês uma iniciativa de meu mandato em conjunto com o Senador Cristovam buarque. Nós apresentamos a chamada "PEC da felicidade". Que inclui na constituição, em seu artigo sexto, a expressão "busca da felicidade". O que queremos dizer? Que os direitos fundamentais (educação, saúde, moradia) são essenciais na busca da felicidade dos cidadãos brasileiros.
Como diz o Professor Cristovam: queremos deixar a constituição viva, quente e compreensível. Queremos que a população entenda seus direitos. Queremos debater as responsabilidades do estado (o mesmo estado que cobra impostos) sobre as infelicidades dos cidadãos pelo não cumprimento do que a constituição garante.
Pensem. Opinem. Ser feliz é difícil. Mas se não temos casa, educação, saúde é praticamente impossível.
Por Manuela D´Avila

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Tucano está dez pontos atrás de Dilma

A vantagem da candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, sobre o adversário do PSDB, José Serra, passou de 2 para 10 pontos percentuais na pesquisa Sensus divulgada nesta quinta-feira, 5, pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

Dilma aparece, nesta pesquisa, com 41,6% das intenções de voto contra 31,6% do candidato tucano. Marina Silva, do PV, tem 8,5%. A pesquisa foi feita entre os dias 31 de julho a 2 de agosto com 2 mil pessoas de todo o país. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos.

Zé Maria, do PSTU, tem 1,9% das intenções de voto. Plínio de Arruda Sampaio, do PSOL, 1,7%. Os demais candidatos – Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB) e Rui Costa Pimenta (PCO) aparecem com menos de 1% cada.
Na última pesquisa CNT/Sensus, divulgada há três meses, Dilma tinha 35,7%, José Serra 33,2%, e Marina Silva 7,3%. O resultado foi considerado empate técnico entre os candidatos do PT e do PSDB.

Continue lendo...

Diferença entre Serra e Dilma pode ser reduzida no Sul

Se a tendência de que a população satisfeita com a política econômica vota majoritariamente na candidata à presidência, Dilma Rousseff, a diferença entre ela e o candidato José Serra pode ser bem menor do que nas disputas eleitorais anteriores, quando este candidato disputou o cargo com o atual presidente do PT.

O crescimento da economia brasileira é estampado diariamente, isso faz com que os setores beneficiados tendem a votar na candidata do atual governo por estarem satisfeitos com a nova situação vivida, como a conquista de emprego e aumento na renda. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, encerrou o mês de julho com captação recorde de R$ 2,9 bilhões na poupança. O número é o melhor dos últimos dez anos, segundo balanço divulgado pelo banco nesta segunda-feira (2). (Veja matéria)

Nesse sentido, é de fácil compreensão as diferenças regionais em relação às intenções de voto de Dilma e Serra. Contudo, a tendência na região Sul é diminuir essa diferença, até agora favorável ao tucano. Segundo matéria publicada pelo blogueiro Esmael Morais, no Sul, a percepção de melhora na economia atinge 58% do eleitorado, e 53% em relação às oportunidades de emprego.

Se essa tendência for confirmada, a candidatura de Dilma está a caminho de reduzir a diferença com o tucano José Serra.

Debate e futebol dividem políticos-torcedores

Quem gosta de política e de futebol, sendo torcedor do Inter e do São Paulo, hoje à noite estará num dilema: o que priorizar?

Cada atração será rival da outra, em canais diferentes e horários próximos. Na Band às 22 horas, o debate presidencial; na Globo a partir das 21:50, o jogo.

“Estarei com o controle da TV na mão, priorizando o debate, mas de vez em quando dando uma passada no jogo”, diz José Luiz Gabriel Bigu Favetti, ex-vereador do PT de Dois Vizinhos, torcedor do Inter e eleitor de Dilma Rousseff (PT).

O debate será o primeiro entre os principais candidatos à Presidência do Brasil (leia matéria acima), e o jogo será simplesmente decisivo: quem se classificar entre Inter e São Paulo estará na final da Libertadores — e garantido no Mundial de Clubes da Fifa, pois essa vaga é destinada para uma equipe sul-americana, e o Chivas, que venceu anteontem o Universidad do Chile, é mexicano (leia mais na pág. 14).

“Esse é só o primeiro debate, outros virão, um debate a mais ou a menos não muda em nada; estarei, sim, ligado no jogo do Inter, que é decisivo”, revela Nereu Ceni (PC do B), ex-vereador de Pato Branco, colorado e com o voto em Dilma.

“Vou priorizar o debate, sem dúvida, na minha opinião será um debate decisivo, que vai sinalizar o restante da campanha, vai determinar se haverá um equilíbrio na disputa ou não”, avaliou Vilmar Cordeasso, ex-prefeito de Francisco Beltrão, eleitor de Serra e torcedor do Inter.

“Eu estarei assistindo o jogo, vou ver meu time ganhar, este jogo não perderei por nada; quanto ao debate, terão outros, a campanha tá só começando”. O entusiasmo é do são-paulino João Arruda (PP), ex-prefeito de Francisco Beltrão, que vota em Serra.

Fonte: JdeB

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Pato Branco também precisa de Brasileiro

Candidatura reúne apoio em 80 cidades e surge como uma das mais viáveis dos últimos tempos para Foz e região; Nesta semana atletas do Judô, corretores de imóveis, servidores federais se juntaram a empresários e outros que apostam na história ética e coerente de Chico Brasileiro

Não importa a profissão, a religião ou cidade onde mora. Chico Brasileiro (PC do B) conquistou definitivamente a confiança do Paraná. Não se trata de exagero. As seguidas declarações de apoio só aumentam a cada dia. A caminhada de Brasileiro até Brasília já conta com aliados em 80 municípios de Foz do Iguaçu até Curitiba.

A candidatura de Chico Brasileiro renovou a esperança da população em eleger representantes com uma trajetória política ética e comprometida em lutar por uma vida melhor para todos.

A atuação na Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, sempre de maneira coerente nas questões mais importantes da cidade, e o trabalho de reconstrução de todo o Sistema de Saúde na fronteira demonstram que o vice-prefeito será protagonista na Renovação do Congresso Nacional.

A preocupação de Chico Brasileiro em saber, conhecer e buscar soluções para a realidade de cada município ganhou a simpatia de diferentes pessoas no Paraná.

“Sabemos que o oeste é uma região muito produtiva e de grande importância no estado, mas precisamos abrir o leque para que possamos reconhecer não somente Foz ou Cascavel, mas reunirmos as forças com outros municípios que estejam dispostos a lutar pelo desenvolvimento, sustentabilidade e qualidade de vida”, disse

Na última semana, por exemplo, ele recebeu apoio de corretores de imóveis, atletas de Judô, servidores federais e professores em Colombo, localizada na Região Metropolitana de Curitiba.

“Todos estavam surpresos com o resultado de 6.2 no IDEB (Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico) em Foz. A nota colocou a cidade no mapa da educação de qualidade no Brasil”, comentou Brasileiro.

Em Curitiba, 26 grupos, formados por pessoas atuantes na área da saúde, cultura, educação, colônia árabe, sindicatos e movimentos sociais aderiram a candidatura.

Na capital ainda, Chico Brasileiro mantém dobradas com Gilberto Martin (PMDB), ex-secretário de saúde do Paraná e Nelsinho da CTB (PC do B).

Outro ponto forte da campanha é em Cascavel, onde existe um comitê político e dobradas com Lygia Pupatto (PT), Professor Lemos (PT) e André Bueno (PDT). O Sindicato dos Servidores Municipais, Sindicato dos Gráficos, servidores da saúde, cultura e administração, professores da Unioeste e lideranças comunitárias de 14 bairros reforçam o “time” em Cascavel.

Na região Centro-Sul a campanha conta com o apoio de professores da Unicentro (Guarapuava) e Universidade Fronteira Sul (Larajeiras do Sul), além de uma dobrada com o cacique Neoli (ex-vereador de Nova Laranjeiras) e candidato a deputado estadual pelo PCdoB.

No Sudoeste, o arquiteto e ex-vereador, Nereu Ceni, além do candidato a deputado estadual Clésio (PC do B) fortalecem o nome de Chico Brasileiro rumo ao Congresso.

“O Paraná precisa de Chico Brasileiro, mas o Sudoeste, especialmente Pato Branco, também reivindica sua eleição, por estar sempre presente em nossas lutas. Sua formação cristã e sua amplitude política nos garantem um mandato atuante e de proximidade com as necessidades do nosso povo”, declarou Ceni.

Publicada originalmente em: Chico Brasileiro

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Marcha Mundial das Mulheres lança moção de repúdio na rede contra a Globo

Nesta terça-feira a Marcha Mundial das Mulheres publicou na rede uma moção de repúdio à rede Globo após reportagem veiculada no último domingo no programa Fantástico. A nota denuncia o caráter machista, religioso e, principalmente, de classe que a matéria revelou.

Num dos trechos da moção, a organização diz:
"Neste domingo, 1º de agosto, o programa Fantástico fez uma reportagem no mínimo revoltante. Em uma ação policialesca, entrou em clinicas clandestinas de Salvador, Belém e Rio de Janeiro para denunciar o aborto clandestino. Como sempre, foram expostas as mulheres pobres e as clínicas que atendem mulheres pobres, marcando assim o caráter de classe da criminalização do aborto. Por que não mostrou as clínicas em que as artistas e celebridades da Globo fazem abortos? Por que não mostrou os médicos as atendem? Ficou claro as mulheres ricas e as artistas da globo ficam preservadas, pois para elas o aborto não é problema, e nem é feito nestas clínicas."

Leia a moção na íntegra: Moção de Repúdio - Marcha Mundial das Mulheres

Juventude socialista do Sudoeste no ar

No final do mês de Julho, a União da Juventude Socialista (UJS) realizou um encontro regional com os jovens do Sudoeste. Uma das ações após o encontro foi o lançamento de uma página na Internet. A proposta do site é relatar os fatos, atividades, eventos e projetos que os jovens revolucionários desenvolvem na região. A equipe UJS deixa o convite a todos, para acessar e explorar a ferramenta e difundir as ideias.

Visite: http://ujssudoeste.webnode.com.br/
Além disso, você também pode seguir o perfil da UJS de Pato Branco pelo Twitter: @UJSBco

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Vermelho passa a hospedar o Blog do Manfredini

O jornalista e escritor Luiz Manfredini inaugurou nesse domingo (1º) o Blog do Manfredini (www.blogmanfredini.blogspot.com), que também será hospedado, a partir desta terça-feira (3), no Vermelho. Segundo o blogueiro, a nova página pretende compartilhar com o leitor “ideias, percepções, vislumbres sobre política e literatura, duas dimensões essenciais da existência humana”.

A esse binômio, Manfredini acrescenta outro, o da filosofia e da história. “A filosofia que ensina a pensar e a história que nos situa na vasta trajetória da humanidade e vinca os caminhos futuros”, afirma.

Leia mais...

Osmar inaugura comitê contra privatização da Sanepar

Os funcionários da Sanepar inauguram nesta segunda-feira (2), às 19 horas, o comitê da campanha de Osmar Dias (PDT) contra a privatização da Companhia de Saneamento do Paraná.

O governador Orlando Pessuti (PMDB) e o vice Rocha Loures (PMDB) também confirmaram presença no ato anti-privatização da Sanepar.

Assim com a Copel (estatal de energia), a companhia de saneamento estaria ameaçada, segundo os funcionários da Sanepar, pela vertente neoliberal do candidato do PSDB, Beto Richa.

Quando era deputado estadual, Richa votou pela privatização da Copel (lei 12.355/98), do Banestado e é apontado como o pai do pedágio nas rodovias do Paraná.

O comitê SANECOM fica na Rua Reinaldinho de Quadros, 1760, no Alto da XV, próximo ao Hipermercado Extra.


Fonte: Blog do Esmael Moraes

domingo, 1 de agosto de 2010

"PAC do Sudoeste” é a porta do desenvolvimento social e econômico na região



Para Chico Brasileiro, a infraestrutura precisa melhorar para impulsionar o setor produtivo, o que gera mais empregos e renda; Apoio de Clésio Castanho na Assembléia é fundamental nesta conquista.

O Sudoeste é responsável por 12% da produção agropecuária do Paraná. Apesar de representar um importante papel na economia do Estado, a Região esbarra na tímida infraestrutura, o último degrau para consolidar o desenvolvimento social e econômico em 37 municípios.
A saída para acabar com esta lacuna entre o potencial econômico e a demanda estrutural está no “PAC do Sudoeste”.

A bandeira defendida por Chico Brasileiro em Brasília está concentrada em três pontos: construção do Aeroporto de Cargas, duplicação de rodovias, principalmente no trecho que liga Realeza à BR 153 e a pavimentação de estradas rurais.

As propostas têm o respaldo e o apoio de Clésio Castanho, candidato a deputado estadual do PC do B na região. “São antigas reivindicações que não saíram do papel e estão, na verdade, impedindo que a vocação econômica do Sudoeste avance pelo Paraná e Brasil”, disse.

As indústrias de aves, lacticínios e carnes tem bastante força no Sudoeste, e por isso merecem atenção especial. Mas é importante não esquecer a agricultura familiar, uma engrenagem importante no motor da economia regional.

“É dever do Estado e do Governo União oferecer condições para que esses setores cresçam e ofereçam mais emprego e renda. Rodovias em bom estado, estradas rurais adequadas e o aeroporto significam redução de custos e aumento nas receitas, além, é claro, de facilitar a ligação entre os municípios e melhorar o transporte escolar”, reforçou.

Outra ideia que vem sendo debatida entre prefeitos, entidades e associações comerciais é a criação de um “braço” da Ferroeste, ligando as regiões Central, em Guarapuava, e Sudoeste no escoamento da safra.

O investimento também pode proporcionar a integração com o Porto de Paranaguá através do Oeste de Santa Catarina, caso haja entendimento sobre o traçado da ferrovia.

“É importante a presença de Clésio na Assembléia Legislativa, pois assim a região terá voz no Governo do Estado e no Congresso. Essas necessidades, com certeza serão atendidas, porque nossos governantes vão olhar diferente às cidades, onde, hoje, vivem 600 mil habitantes”, pontuou Brasileiro.

Marcelo Freire
Foto: Jaqueline Castro
Publica originalmente em Chico Brasileiro