quarta-feira, 9 de setembro de 2009

FALANDO SÉRIO


5º semana


100 MAIS
O DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) divulgou a lista dos 100 parlamentares mais influentes no Congresso Nacional. O PcdoB tem 4 parlamentares na lista: Sen. Inácio Arruda (CE), e os deputados Daniel Almeida (BA), Flavio Dino (MA) e Aldo Rebelo (SP) e outros dois em ascensão (Manuela D’Avila (RS) e Jô Moraes (MG), ou seja 30% dos parlamentares comunistas fazem parte dos 100 mais.

PARANÁ
Os parlamentares do Paraná que fazem parte da lista do DIAP são: Abelardo Lupion (DEM) Dr. Rosinha (PT) Gustavo Fruet (PSDB) Luiz Carlos Hauly (PSDB) Ricardo Barros (PP) e Osmar Dias (PDT), o que revela a pequena representação de partidários de esquerda.

SUDOESTE
Nem na lista dos em “ascensão” fazem parte os dep. Federais “do sudoeste” como Alceni Guerra (DEM), Giacobo (PR), Assis (PT) ou Meurrer (PP).

OUTRA LISTA
Ano que vem em pleno período eleitoral deverá aparecer outras listas com quesitos de classificação parlamentar nada exemplares, como deputados com processos na justiça ou o pior, pertencentes a lista dos que votaram contra os interesses dos trabalhadores, é esperar e conferir!

PRÉ SAL
Até os países capitalistas elogiam as regras que o Governo Lula definiu para a exploração do Pré sal, mas os PIGs não dão trégua e querem passar a opinião pública que essa fábula de riquezas deve ter ampla participação da “mão invisível” do mercado. Mãozinha essa que de invisível não tem nada.

OBSTRUÇÃO
Por falta de argumentos só restou à oposição buscar obstruir o regime de urgência para as votações sobre o pré sal, no senado e na câmara.

NO CINEMA
O renomado cineasta Oliver Stone (JFK e Platoon) lançou no Festival de Veneza o filme South of the Border que traduzido livremente significa “Ao sul da Fronteira” uma biografia do líder venezuelano. Até que enfim uma voz destoante nas terras do norte, o destaque ficam pelas críticas à política intervencionista dos EUA no hemisfério sul, o papel do FMI e ácidas críticas à mídia.


FOZ DO JORDÃO
Mais uma Conferência do PCdoB, desta feita no feriado da independência, na pequena Foz do Jordão, região central do estado. Boa participação em quantidade e qualidade e muita disposição para um plano de ação política local. O melhor ensinamento nos debates ao 12º Congresso, até agora, é o esforço de cada município para transpor o novo programa socialista à realidade de cada cidade.

QUALIDADE
A nova direção de Foz do Jordão tem um geógrafo, uma assistente social, um professor de história e duas lideranças agrícolas entre outros. Com 24 filiados faz sua primeira conferência e já se torna Diretório Municipal. Parabéns.

FILIAÇÃO
Comemora-se a filiação ao PCdoB, do delegado da polícia federal Protógenes Queiroz, aquele que colocou na cadeia famosos como Celso Pita e Daniel Dantas. Especulava-se que sua filiação, anunciada no último dia 2, estaria entre os comunistas e o PSOL, decidiu-se pelo PCdoB, segundo ele por ser o partido com a melhor proposta para o Brasil.

PÁREO DURO
Especula-se agora que Protógenes poderá ser o candidato dos comunistas ao senado, por São Paulo, embora seja baiano de nascença. Os camaradas de lá terão um bom problema pra resolver, já que também são cogitados, nada menos que o deputado Aldo Rebelo e o vereador paulistano Netinho de Paula.

VENTO FORTE
Setembro chegou e o forte vento também, já virou rotina as chuvas de granizo, tornados e a destruição nesta época do ano na região sudoeste do Paraná e oeste de Santa Catarina. Além da preocupação fica o rasto de destruição que sempre atinge os mais pobres.


Pensem nisso que eu volto na semana que vem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário