segunda-feira, 19 de julho de 2010

Por que votar na Dilma?

Em mais um ano eleitoral, os comunistas de todo o Brasil estão empenhados para levar à vitória a candidatura de Dilma Rousseff. Muitas vezes se observa que, tendencialmente, o voto acaba sendo depositado em função do candidato e não no projeto político que ele representa. Em conversas com amigos e colegas em de mesa de bar, lanchonete, grupo de amigos, escola, trabalho, ouvimos uma série de opiniões que refletem essa postura. Tentar entender o que um projeto político representa é essencial para ter convicção e defender uma candidatura. Abaixo, um trecho do Programa do PCdoB, que explica, de forma geral, porque apoiamos o governo Lula e agora votamos na Dilma 13:

"A vitória de Luiz Inácio Lula da Silva para presidente da República, em 2002, é um marco na história recente. Abriu novo ciclo político no país, com o ascenso ao centro do poder de forças democráticas e progressistas. A decadência nacional começou a ser revertida e a resistência ao neoliberalismo passou a se realizar em melhores condições. Numa dinâmica de acirrada batalha política a democracia floresceu, a soberania foi fortalecida e o povo obteve conquistas. Esta viragem sinalizou uma nova via de desenvolvimento e o começo real de sua retomada a partir de 2005. Pelas circunstâncias históricas o governo Lula, desde seu início, expressou uma dualidade de interesses em função do acordo político que foi levado a selar. Dualidade que implicou compromissos e limites na definição e consecução da transição para um projeto de desenvolvimento nacional, que pudesse responder às contradições fundamentais da realidade brasileira. O governo teve de superar a grave crise que herdou. Ele livrou o país do projeto neocolonizador da Alca e pôs fim à tutela do FMI sobre o país. Essa tomada de posição permitiu-lhe retomar o desenvolvimento, ainda com limitações, voltado para soberania, ampliação da democracia, distribuição de renda e integração da América do Sul." (Programa Socialista para o Brasil)

Osmar Dias
No Paraná, Osmar Dias será o candidato dos partidos da base de apoio do presidente Lula, o que fortalece a campanha presidencial de Dilma Rousseff(PT) na região sul do país. PT, PDT, PMDB, PCdoB, PRB e PSC formarão no estado o palanque único de Dilma.

Acompanhe as notícias da candidatura de Dilma à presidência por aqui: Site da Dilma

Acompanhe a candidata no Twitter: @dilmabr

Nenhum comentário:

Postar um comentário