quinta-feira, 22 de julho de 2010

De que lado você olha?

"Toda notícia depende de quem conta". Esse é o tema do vídeo publicitário do Jornal Brasil de Fato, que sintetiza perfeitamente a forma que devemos olhar para qualquer fato que nos chega por qualquer meio de comunicação. Quem está falando? Que jornal? Que revista? Que blog? Essa é a essência para que não nos esganemos quanto ao bombardeio de informações que chegam até nós diariamente.
Buscar fontes alternativas à grande mídia é tarefa de todos os militantes de esquerda. Refutar revistas, jornalões, sites da grande mídia é tarefa cotidiana, assim como empenhar forças e produzir nossas próprias informações. À luta!



Nesse sentido, reproduzimos abaixo um trecho de um artigo do professor Venício Lima sobre as eleições 2010 e em que pé de consciência estamos para enfrentar o processo:

ELEIÇÕES 2010
A velha mídia finge que o país não mudou


Em 2010 o país é outro, os níveis de escolaridade e renda da população são outros e, sobretudo, cerca de 65 milhões de brasileiros têm acesso à internet. A grande mídia, claro, continua a construir seu CR-P, mas ele não tem mais a dominância que alcançava 20 anos atrás. Hoje existe uma incipiente, mas sólida, mídia alternativa que se expressa, não só, mas sobretudo, na internet. E – mais importante – o eleitor brasileiro de 2010 é muito diferente daquele de 1989, que buscava informação política quase que exclusivamente na televisão.

Apesar de tudo isso, a velha mídia finge que o país não mudou.

O país realmente mudou. A velha mídia, todavia, insiste em "fazer de conta" que tudo continua como antes e seu poder permanece o mesmo de 1989. Aparentemente, ainda não se convenceu de que os tempos são outros.

Leia o artigo na íntegra

Nenhum comentário:

Postar um comentário