terça-feira, 20 de julho de 2010

Dia do Amigo

Numa sociedade em que a aparência tomou o lugar da essência, muito se perde, inclusive o sentimento coletivo, a esperança, a confiança no outro, pois o individualismo prevalece. Datas e mais datas foram criadas para que em um dia as pessoas se lembrem do namorado, da mãe, do pai... Hoje é Dia do Amigo. Entretanto, mesmo com o fetiche comercial de datas comemorativas, podemos aproveitar para lembrarmos de pessoas queridas e do que nos faz estarmos ao lado delas. Nesse caminho de luta pela construção de uma sociedade justa, conhecemos muita gente boa, camaradas/amigos/comparsas/confidentes/guerreiros do dia-a-dia. Para lembrar e nos lembrarmos, abaixo reproduzimos um texto atribuído ao escritor uruguaio, Mario Benedetti, que com sua arte também fez revolução.

Da gente que eu gosto

Gosto de gente que vibra, que não tem que ser empurrada, que não tem que dizer que faça as coisas, mas que sabe o que tem que fazer e que faz. Gente que cultiva os seus sonhos, até que esses sonhos se apoderem de sua própria realidade.

Gosto de gente com a capacidade para assumir as consequências de suas ações, de gente que arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, que se permite abandonar os conselhos sensatos deixando as soluções nas mãos de Deus.

Gosto de gente que é justa com sua gente e consigo mesma. Da gente que agradece o novo dia, as coisas boas que existem em sua vida, que vive a cada hora com bom ânimo, dando o melhor de si, agradecido de estar vivo, de poder distribuir sorrisos, de oferecer suas mãos e ajudar generosamente sem esperar nada em troca.

Gosto de gente capaz de me criticar construtivamente e de frente, mas sem me lastimar ou me ferir. De gente que tem tato.

Gosto de gente que possui sentido de justiça. A esses chamo de meus amigos.

Gosto de gente que sabe a importância da alegria e a pratica. De gente que por meio de piadas nos ensina a vida com humor.

De gente que nunca deixa de ser animada. Gosto de gente que nos contagia com sua energia.

Me encanta gente que é capaz de entender que o maior erro do ser humano é tentar arrancar da cabeça aquilo que não sai do coração.

A sensibilidade, a coragem, a solidariedade, a bondade, os valores morais, a alegria, a fé, a felicidade, o tato, a confiança, os sonhos, o arrependimento e o amor para com os demais e consigo próprio são coisas fundamentais para se chamar GENTE.

Com gente como essa me comprometo. Para o que seja, pelo resto da minha vida...já que por tê-los junto a mim, me dou por retribuído. Obrigada por você ser parte dessa gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário