No final da manhã desta sexta-feira (23) o blogueiro Esmael Morais postou no seu Blog a informação de que o resultado da enquete sobre a disputa ao Senado, divulgado ontem no seu blog, motivou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a censurar a publicação.
Segundo o blogueiro, “a pedido do PSDB do Paraná, o juiz auxiliar Nicolau Konzel Júnior determinou que este blog retire uma enquete sobre a disputa pelo Senado, bem como deferiu uma tutela inibitória proibindo a realização e a divulgação de novas enquetes.”
Isso cai perfeitamente sobre o tema do post de ontem do Vermelhor, que tratou do posicionamento dos indivíduos na sociedade. Tal juiz, colabora para que as informações que circulam continuem sendo centralizadas e moldadas de acordo com o que querem os barões da mídia aliada à direita tupiniquim.
No final do post, Esmael desabafa “o mesmo TRE que censura este blog afrouxa para o caixa 2 tucano e alivia multas para quem distribui cobertores em troca de votos. Sempre me perguntam se o TRE está sendo enrolado pelos tucanos. Não sei a resposta ainda, mas é preciso que os juízes não sejam induzidos ao erro e acabem inibindo a liberdade de expressão.”
Não existe consolidada uma legislação sobre publicação de opiniões na internet em espaços como blogs. Por isso mesmo, ainda fica em grande medida ao bel-prazer da interpretação de cada juiz...
ResponderExcluirPara mim com certeza se trata de inadmissível mordaça no blog do Esmael, mas que revela um lado interessante: o blog do nosso camarada jornalista já ganhou prestígio e público suficientes para incomodar alguns setores de elite ao ponto de eles mobilizarem um juiz para proibir uma simples enquete.
De todo modo, é preciso resistir às tentativas de cerceamento da liberdade de expressão na blogosfera, valendo lembrar que a proposta limitadora batizada de "AI-5" da internet foi formulada por um senador tucano, o Azeredo criador do valerioduto.