quarta-feira, 8 de setembro de 2010

É hora de garantir a eleição de Chico Brasileiro, Dilma e Osmar

Por Nilton Bobato*

Entramos na reta final da eleição 2010. Mais do que nunca este é o momento de nos integrarmos às mobilizações da campanha em Foz do Iguaçu e em todo o Paraná. É chegada a hora de garantir a eleição de Chico Brasileiro para a Câmara Federal, eleger já no primeiro turno Dilma presidente e virar o jogo no Paraná colocando Osmar à frente do playboy tucano e suas pesquisas.

Para isso cada voto é importante, cada movimento é fundamental. Vamos nos organizar, reservar um horário de nosso dia, participar das mobilizações de campanha, se integrar aos arrastões nos bairros e nos semáforos. Vamos colocar o cartaz, a placa, o bunner ou a bandeira na frente de casa. Vamos colar o adesivo no carro, visitar amigos e parentes, contatar outros parentes e amigos que residam em outros municípios, enviar e-mails, mensagens de Orkut, facebook, twitter... É hora de conquistar aqueles votos indecisos, reverter outros e não perder a chance histórica de eleger um deputado federal com os compromissos, a trajetória, a ética e a qualidade de Chico de Brasileiro.

Em Foz, procure o comitê central da campanha: Rua Marechal Floriano, 1.562, sala 03 – Esquina com Jorge Sanways – Fone (045) 3029 1364.

Além disso, a campanha CHICO BRASILEIRO 6513 tem comitês ou coordenações em 86 cidades do Paraná. Procure a mais próxima de você. Mais informações acesse www.chicobrasileiro.com.br

METAS PARA SEREM SUPERADAS

A campanha CHICO BRASILEIRO 6513 está superando todas as metas traçadas. Planejamos a campanha para 50 municípios e hoje já temos campanha organizada em 86 cidades, com pelo menos 15 dobradas com candidatos(as) a deputados(as) estaduais, além das campanhas direcionadas para os setores da odontologia, saúde, colônia árabe, cultura, técnicos agrícolas, corretores de imóveis, professores e servidores federais, em todo o Estado do Paraná. Com isso ampliamos a expectativa inicial de atingirmos fora de Foz do Iguaçu 20 mil votos, elevando nossos cálculos para entre 35 mil e 40 mil. Somando com a expressiva votação possível em Foz do Iguaçu, principal base política de Chico Brasileiro, estimada em 60 mil votos, as chances de eleição de Chico Brasileiro são concretas.

Chico Brasileiro lidera em Foz do Iguaçu, segundo nossos sistemas de acompanhamento da eleição (telemarketing e enquetes realizadas no TTU) e nossos estudos estimam alcançarmos entre 38 a 42% das intenções de votos no final de setembro. Cabe lembrar, ainda, que nossa campanha tem um grande eleitorado consolidado e sólido, resultado do trabalho da militância e da confiança da cidade no nome de Chico Brasileiro.

Para se ter um dado numérico comprovando a tese de que a campanha CHICO BRASILEIRO 6513 caminha para a vitória, o serviço de telemarketing da campanha, com 11 mil ligações feitas no mês de agosto, a candidatura de Chico Brasileiro tem aceitação positiva de 62% dos entrevistados com manifestações de apoio, contra apenas 4%
que afirmaram não apoiar. Os demais se declararam indecisos.

A campanha ganhou a cidade de Foz do Iguaçu e se ampliou enormemente em todas as cidades da região. Lideranças locais estão aderindo ao projeto de eleger CHICO BRASILEIRO no dia 03 de outubro. Pesquisas mostram Chico Brasileiro muito bem posicionado em Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e em Medianeira.

AS MENTIRAS SOBRE A ELEIÇÃO

É normal campanhas de grande apoio, como a de Chico Brasileiro, atraiam ataques de adversários, na tentativa de criar constrangimentos a candidatura e aos nossos apoiadores. Desde candidatos desesperados, com suas contas numéricas confusas, apresentando pesquisas diversas com resultados contestáveis e claramente forjados ou difundindo pela cidade que é possível se eleger com 35 mil votos, o que é mentira,
pois o Deputado Federal eleito com menos votos na última eleição fez aproximadamente 63 mil. Ninguém se elegerá Deputado Federal nessa eleição com menos de 75 mil votos.

Não há mágica. Por exemplo, no PSC de Ratinho Júnior ou no PTB de Alex Canziani, a conta é ainda mais complicada do que nas duas grandes coligações. Não vamos falar do PTB onde todos os candidatos trabalham para eleger Canziani, mas vejamos o exemplo do PSC. Na última eleição Ratinho Júnior não atingiu 200 mil votos e mesmo que cresça
dificilmente ultrapassará esta marca que é o limite histórico dos puxadores de votos no Paraná. Portanto Ratinho deverá se garantir sozinho e seu partido inteiro junto realmente poderá fazer uma segunda cadeira, podendo até chegar a um terceiro deputado federal eleito, mas vejam quem disputa essa cadeira: o deputado Takayama (que na última eleição atingiu aproximadamente 93 mil), os empresários Nelson Padovani e Edmar Arrruda, duas das campanhas mais caras do Estado do Paraná e o ex-goleiro Raul Plassmann. São desses que o Professor Sérgio terá de ganhar. Conseguirá isso com 40 mil votos, conta que alega alcançar?

POR QUE CHICO BRASILEIRO PODE CONSEGUIR

MAIS DE 80 MIL VOTOS E SE ELEGER?

A coligação UNIÃO PELO PARANÁ composta por PCdoB, PMDB, PT, PDT e PR, onde está Chico Brasileiro, deverá fazer a maior bancada de federais do Paraná. Se levarmos em conta o número de votos que estes partidos fizeram juntos em 2006, a coligação tem potencial para superar os 2,7 milhões de votos, o que significa a eleição de 14 deputados federais de forma direta e pelo menos mais um ou dois na sobra, o que
corresponde a mais da metade das vagas.

Destas possíveis 15 ou 16 cadeiras ocupadas por candidatos da coligação, 10 ou 11 devem ser dos chamados “candidatos puxadores de votos”, com potencial para fazer mais de 100 mil votos cada. São eles: REINHOLD STEPHANES, MICHELETO, BALBINOTI, MARCELO ALMEIDA, FRANGÃO, ANDRÉ VARGAS, VANHONI, ZECA DO PT, GIACOBO E CHICO DA PRINCESA, podendo incluir aí o OSMAR SERRAGLIO. Ou seja, não vamos disputar
estas 11 vagas, restam 4 (quatro) para candidatos com votações entre 70 e 90 mil votos, que são poucos e entre eles está CHICO BRASILEIRO. Com 80 mil votos garantimos a eleição.

Nossa campanha precisa portanto repetir a votação que historicamente os candidatos a deputado federal que são vice-prefeito em Foz do Iguaçu conseguem: próximo de 40% dos votos locais, algo em torno de 65 mil votos. Os demais votos Chico Brasileiro buscará nos 86 municípios que organizou a campanha, a maioria ancorada na militância de quadros do PCdoB e aliados históricos amplamente comprometidos com o projeto
eleitoral.

CAMPANHA COM BASE SÓLIDA

A base da campanha de Chico Brasileiro em todo o Paraná é o PCdoB, principalmente nas cidades em que o Partido possui lideranças históricas como em Pato Branco com o arquiteto Nereu Ceni, três vezes vereador, presidente da Câmara local e duas vezes candidato a prefeito. Decidiu não sair candidato para apoiar Chico Brasileiro.

Em Francisco Beltrão a candidatura de Chico Brasileiro é organizada com a dobrada com o candidato a deputado estadual Clesio Castanho (PCdoB), campanha que percorre todos os municípios do Sudoeste.

Na região de Laranjeiras do Sul a campanha é organizada por professores e estudantes da Universidade Fronteira Sul, assim como em Guarapuava a base é dentro da Unicentro. A campanha se estende a todos os municípios da região da Cantu, como Foz do Jordão, Palmital, Nova Laranjeiras, Candói, Virmond e Cantagalo.

Em Cascavel, Marechal Cândido Rondon e Toledo, organiza-se campanhas fortes a partir das bases construídas dentro da Unioeste. Em Cascavel entre os apoiadores está o diretor do campus da Unioeste. A partir de Cascavel a campanha se estende a todos os municípios do entorno de Cascavel até Assis Chateubriand, Palotina, Maripá, Terra Roxa e Guaíra.

Na região de Maringá, a base da campanha está na UEM com apoios fundamentais do grupo que recentemente elegeu o reitor da Universidade. Na região Noroeste a campanha se organiza também em cidades como Campo Mourão, Sarandi e Nova Esperança.

Em Curitiba a campanha conta como base militantes do movimento social organizados em entidades como a Cebrapaz, Fepal, colônia árabe, professores e pessoas tradicionais como o empresário Marwan, o livreiro Chain, a militante palestina Amina, o jornalista Luiz Manfredini, a ex-presidente da UPE, Fabiana Zelinski, a cantora atriz
e advogada Elaine Anderle, professor Kiko, professora Rosi, o jornalista Omar e o diretor cultural da Fepal, Ualid. A campanha acontece também em municípios da região metropolitana como Colombo, São José dos Pinhais, Pinhais, Itaperuçu e Mandirituba, indo ao litoral em cidades como Paranaguá, Antonina, Morretes e Matinhos.

No extremo-oeste e região lindeira ao Lago de Itaipu, organizamos campanha massificada com apoiadores em todas as cidades de Santa Terezinha de Itaipu a Céu Azul pela 277 (incluindo Ramilândia e Serranópolis) e de São Miguel do Iguaçu a Entre Rios do Oeste pela Costa Oeste (incluindo Diamante do Oeste).

Chico Brasileiro conta, também, com o apoio do diretor-geral da Itaipu, Jorge Samek e sua equipe, que atuam fortemente na campanha com reuniões e manifestações. Samek gravou depoimento de apoio para o programa de TV e Internet (ver vídeo no site
www.chicobrasileiro.com.br).

Em Foz do Iguaçu, maior colégio eleitoral do Oeste, a campanha é massificada com estrutura de campanha de prefeito, comitê, apoiadores, carros de som, visual de rua, arrastões de panfletagens permanentes nos quatro cantos da cidade, casa por casa e muito apoio político. A campanha dobra com estrutura com cinco candidatos a deputado estadual com base na cidade (Nanci Rafain, Chico Noroeste, Gessani, Queiroga e Sidnei Prestes). Com os quatro primeiros há estruturas massificadas de campanha, com carros de som, equipes de panfletagens e visual de rua.

Já o prefeito Paulo reuniu secretários, diretores e os cargos de confiança da prefeitura para cobrar o empenho deles na eleição de Chico Brasileiro. Nomeou seus principais coordenadores da administração para participarem da organização política e estrutural da campanha, além disso gravou a mensagem que pede votos para Chico
Brasileiro, Dilma e Osmar por telefone, mensagem que está sendo apresentada a cada casa iguaçuense com telefone fixo. Também gravará depoimento para programas de TV e Internet.

A campanha conta ainda com o apoio destacado da maioria das associações de moradores locais, lideranças empresariais, sindicais, comunitárias, religiosas e políticas como os vereadores da base do governo (que colocaram suas estruturas políticas a disposição da campanha) e vários suplentes de vereador.

ATÉ A VITÓRIA

Nosso empenho na busca de cada voto irá complementar todo este trabalho realizado pelo corpo da campanha de Chico Brasileiro e garantir a vitória no dia 03 de outubro. Depende só de nós!

* Nilton Bobato é vereador e presidente do PCdoB em Foz do Iguaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário