segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Falando Sério - Coluna Semanal de Nereu Ceni


FALANDO SÉRIO
15º semana

A VOZ DO POVO
Foi divulgada na semana passada uma nova pesquisa do Vox Populi, que aponta o crescimento de Dilma (PT) e a queda de Serra (PSDB) na mesma proporção de 4%, ou seja, a candidata governista subiu de 15 para 19% e o candidato tucano caiu de 40 para 36%. A euforia é tanta que já tem gente dizendo que Dilma poderá vencer no primeiro turno.

EFEITO ESTUFA
Lula vai à Copenhague no mês que vem para apresentar uma proposta para reduzir a emissão de gases que provocam o efeito estufa e o conseqüente aquecimento global. Vai se antecipar aos demais lideres e voluntariamente dizer que o Brasil vai reduzir em até 40% a emissão de gases até 2020.

PODE
Poucos países podem fazer o mesmo, já que 85% da matriz energética brasileira é “limpa”, fundada nas hidroelétricas e no etanol. Politicamente, a proposta de redução é mais um puxão de orelha na desgastada ONU, que aprova inúmeras medidas e protocolos, mas não tem poder de cobrar sua aplicação, os exemplos mais claros são as inúmeras sanções contra Israel por invadir e aterrorizar o povo Palestino, ou as guerras “preventivas” dos EUA ou ainda não conseguir um acordo mínimo sobre a Rodada de Doha, (assinado na capital do Qatar) que visa diminuir as barreiras comerciais em todo o mundo, especialmente ao livre comércio para os países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil.

OH MUNDO TÃO DESIGUAL...
O que todos precisam saber é que os países tidos como desenvolvidos, apesar de abrigarem apenas 20% da população mundial, são responsáveis pela emissão de 66% dos gases que provocam o aquecimento global. Deveriam pelo menos aplicar um dos princípios do conservacionismo que ensina: quem causa um problema deve ser responsável pela sua solução, ou no mínimo arcar com os custos.

MURCHANDO
Quando Marina Silva (PV) foi lançada como pré candidata à presidência, a turma do PIG comemorou com muitas linhas nos principais jornais do país, pois achavam que ela iria tirar votos da Dilma. Agora que as pesquisas mostram que boa parte dos 8% dos votos dados à candidata verde seria de possíveis eleitores de Serra (PSDB), começa a operação esvaziamento, ou seja, só terá espaço na mídia se bater forte no governo.

VERDE COM ROXO ?
Na busca por alternativas o PV da Marina Silva vai receber o apoio do PSOL de Heloisa Helena que desistiu de concorrer à presidência e será candidata ao senado por Alagoas. É o que resta numa composição que pouco combina na política, quase nada na ideologia e é sofrível do ponto de vista estético, quando se trata de misturar verde com roxo: as cores das respectivas legendas.

PRÁ INGLÊS VER
Deu no The Economist que o Brasil será a 5ª economia do mundo, mantidas as projeções atuais, dizem eles que pela primeira vez o país consegue realizar ao mesmo tempo a manutenção da democracia com inflação baixa somados ao crescimento econômico. Sorrateiramente creditam esses feitos a sorte do nosso presidente e não as medidas econômicas tomadas por ele pra enfrentar a crise.

SORTE?
É como diz o ditado popular: o pior cego é aquele que não quer ver, ao atribuir o fator sorte ao sucesso na condução econômica e social do governo brasileiro. Imaginem se não tivesse ocorrido a crise do capitalismo nos últimos 2 anos, em que patamar estaria o Brasil ?

PLANEJAMENTO!
Acontece neste dia 18 a etapa municipal da Conferência das Cidades, que irá debater os desafios para o desenvolvimento urbano. Na agenda local aguardam-se as soluções que serão apresentadas para evitar os possíveis alagamentos nas áreas baixas da cidade e o que fazer com o transito na área central de Pato Branco.

AUDIÊNCIA
Na última quinta feira a Câmara Municipal realizou Audiência Pública para discutir os valores do IPTU e ITBI que incidirão em 2010. A chiadeira foi geral e a tendência é a Câmara não aprovar a nova Planta Genérica de Valores, enquanto a prefeitura não apresentar um comparativo da arrecadação dos últimos 5 anos e a previsão para 2010, tendo em vista a comparação com alguns indicadores econômicos como a inflação, a correção média dos salários e a valorização imobiliária.

FAÇA AS CONTAS
No endereço eletrônico www.camarapatobranco.com.br, o contribuinte poderá ver o valor que pagará de IPTU no ano vindouro e comparar com o valor que pagou neste ano, e o valor pago pelos vizinhos.

PRA REFLETIR
Nos últimos anos os tributos municipais têm aumentado na quantidade e nos valores senão vejamos: tempos a trás vinha embutido na cobrança do IPTU a taxa de coleta de lixo e a iluminação pública, serviços que por hora são cobrados separadamente, mesmo assim o valor do IPTU continua subindo, a taxa de coleta de lixo nem se fala e a iluminação publica idem. Um bom trabalho seria a coleta dessas informações e a conseqüente comparação com os índices de aumento proposto pela prefeitura.




Pensem nisso que eu volto na semana que vem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário