quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Falando Sério - Coluna Semanal de Nereu Ceni



CONGRESSO
Aconteceu na última semana o 12º Congresso nacional do PCdoB, na cidade de São Paulo, com a participação de mais de 1000 delegados de todos os cantos do país. O destaque ficou pela aprovação do Programa Socialista da legenda que como todos sabem é lei para os comunistas.

INTERNACIONAL
Além das delegações dos estados (o Paraná foi representado por 22 delegados) estiveram presentes 53 convidados de partidos políticos correlatos, representando 35 países, com destaque aos representantes de partidos que estão no poder como na China, Vietnam, Venezuela, Equador e Cuba.

PESO POLÍTICO
No aspecto político, o destaque foi o Ato ocorrido na última sexta feira, que reuniu mais de 2.500 pessoas com a presença do Presidente Lula, de 8 ministros, entre eles a pré-candidata Dilma Roussef, deputados, senadores e representantes dos diretórios nacionais do PMDB, PT, PSB e PDT. É uma pena que no Paraná alguns partidos lá representados não sigam a sua orientação nacional.

RECONHECIMENTO
O governador Sergio Cabral que representou o PMDB, afirmou que o partido vai com Dilma nas eleições do ano que vem, e afirmou que o PCdoB é o partido brasileiro que mais revela quadros políticos como o Ministro Orlando Silva, um dos responsáveis pela escolha do Rio como cidade sede dos jogos olímpicos em 2016.

SIMPÁTICO
Durante o seu pronunciamento o governante carioca analisou as alianças entre os diversos partidos para o ano vindouro e afirmou taxativamente “unidos esses partidos vão ganhar as eleições, o PMDB dará sustentação a campanha da Dilma e o PCdoB dará a orientação“

DESTAQUE
Entre os ministros presentes, o comunista Orlando Silva foi destaque, consagrado pelas conquistas da copa do mundo de 2014 e pelas olimpíadas de 2016, deverá disputar com folga uma cadeira à Câmara Federal pelo estado de São Paulo nas eleições do ano que vem.

DILMA
Num longo discurso a pré-candidata Dilma Roussef destacou as inúmeras vitórias do atual governo no campo econômico e social e defendeu que no próximo governo o Brasil deve diminuir ainda mais a desigualdade social, oferecendo condições mais dignas de vida, à maioria da população.

FIRMEZA
Num discurso de 65 minutos, o presidente Lula foi o último a se pronunciar, fez um discurso duro contra os adversários do DEM e do tucanato, aproveitou a presença maciça dos meios de comunicação para rebater com firmeza as críticas de FHC, (sem citar seu nome) que havia publicado um artigo ácido contra o governo, uma semana antes.

ARAQUÉM
Lula antecipou sua volta da Inglaterra onde foi receber um prêmio internacional sobre boas práticas de governança pública, das mãos da Rainha Elisabeth, para participar do congresso comunista e estava tão à vontade que me lembrou aquele antigo personagem – Araquém, o show man – disse entre outras que não guarda rancor de ninguém por mais de 5 minutos, “pois tem muita coisa pra fazer e um presidente não pode perder tempo com essas besteiras”.

BURRO ?
O cantor Caetano Veloso havia chamado Lula de analfabeto e recebeu como resposta “tem gente que confunde Inteligência com conhecimento. Não se mede a inteligência das pessoas pela quantidade de anos que ela estuda, mas sim pela capacidadeque elas tem de compreender as coisa”. E continuou “Se for assim eu e o Zé, (referindo-se ao seu vice) somos burros, pois eu não tenho vergonha de dizer que só estudei até a 4ª série, mas tenho orgulho de ter criado 14 universidades públicas e mais de 200 escolas técnicas no meu governo”. E continuou “Em 6 anos nós fizemos dez vezes mais que eles nos últimos 100 anos”,

ESMOLA
“O presidente fez questão de defender os programas sociais, principalmente o Bolsa Família, e combateu aqueles que dizem que R$ 100 é uma esmola, disse ele ”100 reais é de fato uma esmola pra quem ganha verdadeiras fortunas todo mês, mas para uma mãe que precisa dar comida e abrigo para seus filhos é uma grande ajuda”, responsável inclusive por ter tirado 12 milhões de brasileiros da linha da miséria.

EMPRESÁRIOS
Quase ao final do seu pronunciamento fez um apelo aos empresários pedindo que apóiem os programas sociais do governo, e não reclamem dos seguidos aumentos dos salários que foram corrigidos acima da inflação, “pois é daí que sai o dinheiro para girar a economia, para vender milhões de eletrodomésticos, automóveis e fazer milhões de brasileiros ascenderem a uma condição melhor de vida”.

SESC
Na última 3º feira, foi inaugurada a unidade do SESC em Pato Branco. Durante os pronunciamentos lembrei de que o primeiro terreno doado ao SESC foi em meados dos anos 80, no mandato do Sr. Astério Rigon. O terreno era onde funcionava a antigo parque de máquinas da Prefeitura, quase ao fim da Rua Tapajós, terreno esse que depois foi vendido pelo ex-prefeito Alceni Guerra. Agora passados mais de 30 anos os comerciários podem enfim comemorar.


Pensem nisso que eu volto na semana que vem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário