quarta-feira, 5 de agosto de 2009

COLUNA DE NEREU CENI - FALANDO SÉRIO

FALANDO SÉRIO
(semana um)

VOLTAMOS !
Voltamos nesta semana com a nossa coluna semanal, que será publicada nos Blogs local e estadual do PcdoB, falando de política, economia etc e tal.
A coluna eletrônica é apresentada em forma de vários subtítulos que abordam temas atuais, com textos “curtinhos” e ao mesmo tempo profundos o suficiente para provocar reflexões.
Em cada subtítulo haverá sempre uma palavra em negrito que sintetiza nosso pensamento. Vamos lá!

PAINEL EXTERNO (OUT DOOR)
Foram afixados em nossa cidade vários painéis externos, conhecidos pelo estrangeirismo de “out door”. Neles, em primeiro plano as fotografias do deputado Zucchi e do prefeito Viganó cumprimentando-se alegremente. Em plano secundário (bem secundário) as frases que justificariam o investimento propagandístico: comemorar 1.000 empregos na empresa Visum. Na cidade já há apostas para saber quem pagou a conta.

RESSALVA
O próprio anúncio traz (com letras menores) que os mil empregos só serão atingidos quando da implantação final da planta industrial.
Segundo informações a empresa conta hoje com aproximadamente 700 funcionários.

EMPREGOS
Em resumo, a geração de empregos é o reflexo das ações políticas dos governos somados a iniciativa privada que reflete no crescimento econômico, fatos que todos comemoramos, mas transformar as conquistas que se utilizam recursos públicos para propaganda pessoal é tem outro nome.

EMPREGOS
Todos lembram da promessa dos 1000 empregos nas eleições passadas, tinha até gente prometendo 25 mil, (mas essa é outra história), segundo a opinião de um membro do partido, o pensamento pedetista é de que se a promessa dos 1000 empregos deu resultado na campanha do prefeito, deve valer também para a do deputado, disse ele:“se deu voto para o Viganó, vai dar também pro Zucchi”.

A VISUM É PDT ?
Coincidentemente essa mesma empresa é aquela que patrocinou uma apresentação musical na Praça Getulio Vargas da dupla Theodoro & Sampaio, no ano passado, pouco antes do período eleitoral, se fosse a partir das convenções seria proibido a realização de “showmícios”, agora subscreve as fotografias garrafais das lideranças pedetistas na cidade.

CONTAGEM REGRESSIVA
A pergunta é pertinente, pois além do inve$timento na dupla sertaneja para atrair público numa noite fria e molhada, a contagem regressiva para o início do show, anunciada na época pelo Beto Rossatti, começava do número 12 e não com o tradicional n.º10. Foi engano ou coincidência?

OS FATOS
No ano passado a Visum recebeu por doação da municipalidade um terreno no distrito industrial (saída para Itapejara) com área de 47.626,57 m2 (quase 2 alqueires) que foi avaliado em maio do mesmo ano, em R$ 666.771,98 (é isso mesmo: seiscentos e sessenta e seis mil e setecentos e setenta e um reais e noventa e oito centavos), além de usufruir dos benefícios de uma lei estadual de incentivo ao pólo regional tecnológico.

AGRADECIMENTOS
A Visum não é PDT e nem poderia já que é uma empresa, obviamente não pode se filiar a nenhum partido político, mas se quisesse de fato agradecer os investimentos feitos pela municipalidade deveria faze-lo a todos indistintamente, pois esse terreno foi pago com o dinheiro público, arrecadado pela contribuição de TODOS os pato-branquenses, não apenas com o pagamento de impostos do prefeito e do deputado Zucchi.

MAIS AGRADECIMENTOS
Justo seria agradecer também os Vereadores da época e também os Deputados, afinal uma lei depende da aprovação de pelo menos a maioria dos legisladores, e mesmo que alguém tenha votado contra (o que é um direito), depois de aprovada a lei é de todos e para todos.

Pensem nisso que eu volto na semana que vem...



Nereu Faustino Ceni
é Arquiteto, Urbanista e dirigente do Partido Comunista do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário