segunda-feira, 6 de julho de 2009

PCdoB e PT avaliam o quadro político e defendem palanque unido para 2010


As direções estaduais do PCdoB e do PT se reuniram na manhã destaquarta-feira, 01 de julho, na sede estadual do PT, para discutir o quadropolítico e as eleições de 2010. Os dois partidos são aliados históricos eestiveram juntos desde a primeira disputa de Lula à presidência, em 1989.


Gleisi Hofmann, presidente estadual do PT, abriu a reunião, deu boas-vindasaos dirigentes do PCdoB e lembrou que sua militância política começou noPartido Comunista. Ela fez uma breve análise do quadro político e afirmouque a prioridade do PT é construir amplas alianças nos estados; envolvendo,se possível, todos os partidos da base de apoio do governo Lula, com oobjetivo de construir sólidos palanques para a sucessão presidencial, com acandidatura de Dilma Roussef.


Milton Alves, presidente estadual do PCdoB, agradeceu a acolhida e afirmouque a prioridade nacional do PCdoB é contribuir para “uma terceira vitóriado povo nas eleições de 2010”. Nesse sentido, ressaltou a importância dealiança estratégica entre o PCdoB e o PT.


Vários dirigentes se manifestaram no mesmo sentido, e ao final de reunião ospartidos decidiram por encaminhar a formação de um grupo de trabalho paraacompanhar o quadro político e contribuir para a construção da candidaturapresidencial no Paraná. O lançamento desse comitê operacional com aparticipação de outras forças políticas ficou programado para agosto.


Também foi tratado uma ação mais coordenada do PT e do PCdoB nos movimentospopulares e sociais, como a luta em defesa da Petrobrás.


Os comunistas também informaram sobre a realização do 12o. Congresso dopartido, que terá seu lançamento estadual no próximo dia 11 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário