quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

FALANDO SÉRIO - COLUNA SEMANAL DE NEREU CENI

20º semana

TEMPO QUENTE
O badalado encontro entre os estados nacionais ocorrido em Copenhagen para debater o clima mundial, batizado de COP 15, resultou efetivamente em muito pouco ou quase nada, se medido pela aprovação de metas de redução de CO2, mas teve uma vitória histórica dos povos do hemisfério sul, que liderados pelo Brasil, China e Índia, colocaram o poderoso EUA de Barak Obama e os países da Comunidade Européia em uma saia justa, ao liderarem a opinião da grande maioria dos países lá representados e por defenderem um plano concreto de combate ao aquecimento global.

À CESAR O QUE É DE CESAR
Quem acompanhou a cobertura do encontro na Dinamarca apenas lendo e ouvindo a grande mídia brasileira, deixou de saber que a média de emissão de carbono por pessoa é extremamente desigual pelo mundo afora, senão vejamos: nos EUA, cabe a cada americano a emissão de 20,9 toneladas por ano, cada europeu é responsável por outros 8,1 toneladas anuais, já os latino-americanos respondem por 4,9 toneladas anuais e os africanos, por apenas 2,3 toneladas por ano.

BRASILEIRO EM FOZ
Foz do Iguaçu, a cidade mais cosmopolita do Paraná, está sendo governada por um comunista, desde o último dia 17. Trata-se de Francisco Lacerda Brasileiro, ou simplesmente Chico Brasileiro, vice-prefeito que assumiu o governo local. Pelo telefone, o novo prefeito me disse do contentamento e das várias inaugurações que fará no período.

PRÉ-CANDIDATO
Chico Brasileiro, que é dentista e foi Vereador por 3 mandatos, agiliza as estratégias para enfrentar às eleições de 2010, já que é pré-candidato pelo PCdoB, à uma das 513 cadeiras da Câmara Federal.

PESQUISA
Com o fim do campeonato brasileiro a política ganha mais espaço nos debates, e a pesquisa divulgada pelo Data Folha no último domingo indicou que a diferença entre Serra (PSDB) e Dilma (PT) caiu de 20 pontos, em agosto, para 14 pontos agora em dezembro. No cenário avaliado de maneira estimulada, o candidato tucano tem 37% das intenções de voto e a petista 23%. Já Lula bateu novo recorde, com a marca de 72% de aprovação, que é a soma daqueles que julgam seu governo ótimo ou bom.

ESPONTÂNEA
Mas o melhor indicativo da tendência do eleitorado, a quase um ano das eleições, é a pesquisa espontânea que indicou: Lula com 20%, Serra com 8%, Dilma também com 8%, e com 3%, empatados Aécio Neves o “candidato apoiado por Lula”, concluindo, Dilma passa a primeira colocação com 11%.

Na sondagem, sem o nome de Lula, que está impossibilitado de concorrer novamente, Dilma sobe para 10%, Serra fica com 8% e “o candidato apoiado por Lula” fica com 8%, sendo assim Dilma, a candidata de Lula, aumentaria a distancia sobre Serra chegando a um possível placar de 18% X 8%.

NO PARANÁ
Por aqui o Data Folha divulgou os seus números para a disputa ao governado, com empate técnico entre Beto Richa (PSDB) com 40% e Osmar Dias (PDT) com 38% e Pessuti com 4%. A margem de erro é de 3%.

MAIS UMA
O prefeito Viganó (PDT) perdeu mais uma, desta feita foi a eleição da Câmara Municipal quando seu candidato, de última hora, Valmir Tasca (DEM) já que o indicado desde o ano passado era o Braun (PR), perdeu para Laurindo Cesa (PSDB) apoiado pela bancada de oposição.

BARBA, CABELO E BIGODE
A oposição venceu 3 das 4 disputas ocorridas na eleição, elegendo além do presidente, a Sra. Arilde Longhi (PRB) para vice-presidência, Willian Machado (PMDB) para 1ª Secretaria, deixando a 2ª secretaria para Nelson Bertani (PDT).

EQUILIBRIO
Coincidentemente todas as disputas terminaram empatadas em 5 votos, cabendo a vitória ao candidato com a maior idade. Geralmente as eleições na Câmara são disputadíssimas e indicam os caminhos políticos do ano vindouro, no caso 2010, ano de eleições gerais. Nas hostes governista fica agora a tarefa de descobrir quem foi o culpado, o excesso ou a falta de articulação.

“ARITMÉTICA”
O descontentamento nos presentes à seção deu-se pelo cancelamento da seção de 4ª feira, pela “ausência de quorum” segundo as contas do presidente Guilherme Silvério (PMDB), já que os outros 4 votos da base governista haviam repentinamente se ausentado da Câmara. A eleição só pode ser concluída na 5º feira, por força do Regimento Interno que obriga a convocação de seções sucessivas até atingir o quorum.

NÃO DEU TEMPO
O vereador Guto Silva (DEM) um dos articuladores da vitória, não teve tempo de argumentar que havia sim quórum, pois estavam no plenário 5 vereadores mais o presidente que anunciava o fim da seção, ora, eram seis, ou seja, a maioria dos 10 vereadores locais. A prova está estampada na capa do Jornal Diário do Sudoeste (edição da 5ª feira) que captou o momento que Guto Silva pede a palavra tendo ao fundo o presidente saindo de fininho.

510
LULA fez um belo discurso de final de ano em rede de rádio e TV, agradeceu o empenho dos brasileiros que enfrentaram a crise, constatou a justeza das medidas do governo, em fim lavou a alma, exatamente um ano depois que a crise mundial se apresentou. Só faltou avisar que o salário mínimo será de R$ 510,00, equivalente a 286 dólares, mais que o triplo dos 82 dólares que representava o salário mínimo do brasileiro quando recebeu o governo de FHC.


Pensem nisso que eu volto na semana que vem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário