terça-feira, 8 de dezembro de 2009

FALANDO SÉRIO - COLUNA SEMANAL DE NEREU CENI



18º semana

VITÓRIA
Na semana passada foi o Uruguai que anunciou a eleição de seu novo presidente, nesta semana foi a vez da Bolívia de Evo Morales, reeleito para mais 5 anos de mandato com 53,7% dos votos já no primeiro turno. Para completar, o novo governo elegeu folgada maioria de mais de 2/3 do senado.

ESQUERDA
A Bolívia é mais um país da América do Sul a manter a tendência de vitórias da esquerda nos governos centrais. Os blogs e páginas da internet especializados, apontam que esse sucesso tem base popular muito forte, calçados em programas sociais de distribuição de renda, tipo bolsa família e no forte investimento em saúde e educação, aliás, um fato comemorado naquele país, que passou a integrar o seleto clube dos países livres do analfabetismo.

GLEISI
A pré candidata ao senado pelo PT paranaense, Gleisi Hoffmann esteve no final de semana visitando vários municípios do sudoeste, em Pato Branco organizamos uma ampla recepção na Câmara Municipal que reuniu 7 partidos (PT, PCdoB, PMDB, PPS, PRB, PV e PP) além de diversas lideranças populares e sindicais. Gleisi fez questão de lembrar que venceu as eleições de 2006 no sudoeste e agradeceu especialmente os mais de 62% dos votos colhidos aqui na terrinha.

ALIANÇAS
Com seu peculiar carisma, Gleisi expressou a necessidade de um amplo palanque que reúna o máximo da base que dá sustentação ao governo Lula, para acolher a pré candidata Dilma Roussef nas eleições presidências do ano que vem. A particularidade ficou por conta do descontentamento dos partidos presentes quanto à possibilidade de uma aliança com o senador Osmar Dias (PDT). A maioria prefere uma aliança com Orlando Pessuti (PMDB).

DESTAQUE
No último sábado a Unioeste, campus de Fco. Beltrão recebeu uma audiência pública da Comissão Especial da Câmara Federal que trata da reformulação do Código Florestal Brasileiro. A comissão é presidida pelo Deputado Moacir Miqueletto (PMDB-Pr) e tem como relator o Deputado Aldo Rebelo do PCdoB- SP. O assédio à Aldo não se deu apenas pela imprensa regional que cobria o evento, era comum as intervenções iniciarem com uma efusiva saudação ao deputado comunista.

DEBATE
A polarização na audiência foi entre os grandes proprietários rurais e ambientalistas, os primeiros juram amores pela preservação e os segundos afirmam querer o pleno desenvolvimento da agricultura. Aldo, com a experiência de 5 mandatos ouviu tudo e todos e ao final colocou os pingos nos “is” prometendo equilíbrio na confecção do Relatório que apresentará ainda no mês de fevereiro de 2010.

LOBO EM PELE DE CORDEIRO
O Deputado anexou ao debate a importância de tratar a agricultura como uma questão nacional e denunciou exageros de certos ambientalistas ao afirmar que há muitas ONGs verdes financiadas por países da Europa e da América do norte, que reclamam a preservação da Amazônia, mas não mexem um dedo para denunciar a devastação em seus países. A sensação, ao final, foi de que a relatoria está em excelentes mãos e o Brasil terá uma legislação ambiental moderna.

PESQUISA
A mais recente pesquisa do IBOPE/CNI, divulgada nesta 2ª feira, indica polarização eleitoral entre Serra (PSDB) e Dilma (PT), os únicos que cresceram nesta amostragem. Enquanto Serra cresceu de 35 para 38% (aumento de 8,5 %) Dilma subiu de 15 para 17% (aumento de 13,3%). Os demais candidatos analisados sofreram queda na intenção de votos: Ciro Gomes (PSB) diminui de 17 para 13% e Marina Silva (PV) caiu de 8 para 6%.

CENÁRIO
A tendência apontada pela pesquisa confirma a vontade de Lula que quer uma eleição plebiscitária entre a sua candidata e o candidato de Fernando Henrique Cardoso, seu antecessor. Nesta hipótese Lula seria o maior cabo eleitoral, pois conta com mais de 80% de apoio e confiança do eleitorado brasileiro.

GRAN FINALE
O campeonato brasileiro mais equilibrado nestes tempos dos pontos corridos, terminou consagrando o Flamengo com o grande campeão/2009 e levando à Copa Libertadores, o Inter, o São Paulo e o Cruzeiro, que farão companhia ao Corinthians, anteriormente classificado pela conquista da Copa do Brasil. A tristeza ficou por conta da queda para a 2ª divisão do Coritiba, exatamente no ano que comemora seu centenário de fundação.



Pensem nisso que eu volto na semana que vem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário