segunda-feira, 26 de outubro de 2009

FALANDO SÉRIO



12ª semana

2º TURNO?
Neste domingo, com os votos sendo apurados, no vizinho Uruguai o candidato da esquerda José “Pepe” Mujica, da Frente Ampla deve ser o mais votado, segundo as pesquisas de boca de urna, isso se não fizer mais que 50% dos votos e ganhar já no 1º turno.

FLORES
O futuro presidente uruguaio, de 75 anos, é ex guerrilheiro Tupamaro, ficou preso por quase 14 anos, é um líder nato, de família humilde, cultiva flores nos arredores de Montevidéu e é admirador de Lula. Sua eleição reforça a tese de uma América Latina mais integrada e progressista.

ALIANÇAS
Esta semana a grande mídia, também conhecida como PIG (Partido da Imprensa Golpista), assim alcunhado pelo jornalista Paulo Henrique Amorin, se esmerou em explorar a frase de Lula que disse que no Brasil, “Jesus teria que se aliar a Judas” referindo-se sobre a necessidade de alianças políticas pra conseguir governar.

SANTA INOCÊNCIA!
Talvez por falta de assunto, os jornalões e seus papagaios dispersos pelo Brasil inteiro, se ocuparam na exploração religiosa da frase. Mal intencionados poucos explicaram que em nosso país, desde a década de 40 os governos praticam o que se convencionou chamar de “presidencialismo de coalizão” que nada mais é que a composição de um governo por vários partidos, única exceção foi o governo militar (1964 a 1985), por razões obvias !

CHAPA QUENTE
A convenção do PMDB de Pato Branco foi tão disputada que o resultado foi um empate em 247 votos, contudo o grupo de oposição formado pela Chapa 2 foi o grande vencedor, tanto é que conduziu o Vereador William Machado `a presidência do partido.

OPOSIÇÃO
Com a vitória da Chapa 2 que se identificou como “Requião e Pessuti”, o PMDB passa a ter mais nitidez oposicionista em relação ao governo local. Já era tempo !

PERIGO
A disputa teve lances acirrados, quando o deputado Moura e o secretário Jõao Aruda ameaçaram de intervenção o diretório, caso a chapa 2 ganhasse as eleições, argumentando que os oposicionistas estariam a serviço do ex partidário Aldair Rizzi, que foi se abrigar no ninho do PSB. Como deu empate talvez não haja intervenção!


E AGORA
O que se estranha é que a mesma firmeza de propósito dos dirigentes estaduais não foi aplicada ao ex-peemedebista Rizzi que filiou-se a um partido de oposição ao governo do estado, ligado umbilicalmente a Beto Richa e não sofreu nenhuma reprimenda. Continua no cargo e é candidatíssimo a uma vaga na Câmara Federal.

BURACOS
Quem circula pelas ruas de Pato Branco percebe o descaso com a pavimentação, os buracos se multiplicam a cada dia e de vez em quando vemos a velha operação tapa buracos, que não resolve nada, pois a cada conserto os buracos “trocam de lugar” e aumentam de tamanho.

SUJEIRA
Mas, segundo pesquisas, a maior reclamação das famílias que moram nos bairros é mesmo a coleta de lixo, inconstante e precária tem sido o maior ingrediente para a sujeira nas ruas e um convite para moscas, ratos e outros bichos rasteiros.

ABRA O OLHO
Tramita na Câmara Municipal um projeto de lei que trata da nova forma de cobrança do IPTU e ITBI. Embora as alíquotas sejam menores que as dos anos anteriores, há quem diga que haverá aumento na arrecadação, precisamos saber qual será o impacto no bolso de cada um.

AREA
A Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos (AREA-PB) sugere que os vereadores façam uma comparação entre as formas de cobrança e divulguem para a população. Para um governo quem gasta uma boa grana com foguetes, não custará nada uma pagina a mais no diário oficial, informando aos nobres contribuintes o quanto terão que desembolsar no ano que vem para pagar o IPTU.

DESAFIO
Continua de pé minha sugestão de que o valor do IPTU arrecado em um Bairro deve ser reaplicado em dobro, no mesmo Bairro e naquilo que seja prioridade, obviamente sob consulta popular. É o que chamo de democracia direta, que só faz bem a cidadania, a participação e o engajamento daqueles que ajudam a construir nossa cidade.



Pensem nisso que eu volto na semana que vem...



Nenhum comentário:

Postar um comentário