O presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet), Fernando Siqueira, rebateu informações veiculadas pela mídia de que a estatal não teria competência tecnológica para explorar o petróleo da área do pré-sal. Siqueira denunciou que tem havido uma difusão de informações distorcidas sobre o papel da Petrobras no pré-sal em razão de interesses de empresas privadas, especialmente as multinacionais, nas novas reservas de petróleo.
“A Petrobras está na vanguarda em relação a outras empresas petrolíferas, sabendo otimizar e adaptar materiais para a exploração dessa nova fronteira energética”, disse ele.
Na avaliação do deputado Fernando Ferro (PT-PE), o projeto sobre criação da Petro-Sal e os outros três que integram o “pacote” enviado pelo governo ao Congresso têm explicitado cada vez mais o embate essencialmente político e ideológico a respeito de como gerir as megajazidas da nova província energética.
“Esses recursos vão ficar com a sociedade brasileira ou com o chamado mercado?”, perguntou o parlamentar. “É preciso fortalecer os interesses do País frente às pressões dos grandes grupos privados nacionais e internacionais”, completou.
Fonte: Informes PT
Nenhum comentário:
Postar um comentário